Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação Psicológica I




Resenha: Revista Diálogos nº 3- Edição Completa, A Sociedade Não Aceita Mais Qualquer Coisa




“A sociedade não aceita mais qualquer coisa”

Luiz Pasquali colaborou efetivamente na participação e introdução e na consolidação da pesquisa científica nas áreas de psicometria, avaliação psicológica, Psicologia social e organizacional no Brasil. Nascido nacidade de Gaurama, no Rio Grande do Sul, em 1933, teve ampla formação universitária, com graduações em Pedagogia, Teologia, Filosofia e Psicologia. Obteve mestrado em Psicologia no ano de 1967 e doutorado em 1970 pela Faculté de Psychologie et dês Sciences de l’Éducation, na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica ambos realizados com louvor.
No mesmo ano, Pasquali muda-se para os EstadosUnidos é selecionado para trabalhar no Departamento de Psicologia da Universidade de Gran Valley, no Estado de Michigan. Nesse período passa a dar aulas de Introdução à Psicologia e Higiene Mental. Em aproximadamente 1973 Pasquali retorna ao Brasil e passa a dar aula na instituição Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em1975 é convidado para se vincular ao Departamento dePsicologia da Universidade de Brasília (UnB). A partir desse momento, passou a se dedicar inteiramente à Psicologia, enfatizando o seu interesse no trabalho pela melhoria da situação brasileira em relação aos testes psicológicos.
Suas contribuições para o desenvolvimento da Psicologia na UnB, onde ainda trabalha, são diversas: em 1987, funda o Laboratório de Psicologia, Avaliação e Medidas(LABPAM), responsável pela validação de vários testes psicológicos recomendados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Em 1989, criou o Laboratório de Ensino de Psicologia (LEP), o objetivo era utilizar a informática para subsidiar a formação de alunos de Psicologia. Em 1997, na reunião anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, funda o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), elaboraestatuto e torna-se o primeiro presidente. Essa sociedade de pesquisadores está preocupada com a construção de medidas e de instrumental psicológico no País. Pasquali foi um dos principais colaboradores para o lançamento da revista Avaliação Psicológica – publicação científica brasileira destinada a divulgar artigos específicos sobre o tema no Brasil. Também foi um dos fundadores do InstitutoBrasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), tendo sido seu primeiro presidente. Suas contribuições estão ainda nos quase 30 livros que escreveu o primeiro em 1996 – Teoria e Métodos de Medida em Ciências do Comportamento – e o último, publicado em 2008, intitulado Ciência da Mente: a Psicologia à Procura do Objeto.
No inicio, os testes psicológicos em meados dos anos 20 a 40 no Brasil eram aplicadosà educação, serviços de seleção pessoal exames psicotécnicos de motoristas e no sistema judiciário. Houve um período de queda de prestigio nos anos 70 e 80 o psicotécnico que fez história inicial da psicologia brasileira passa ser vista com pouco caso, os méritos que as avaliações tiveram no inicio em sua construção como profissão pareceram ser fragmentadas. Entrou em questionamento o pensamentohumanista das idéias tecnicistas, critica essa que visava o modelo de avaliação com a cultura norte-americana. Apenas na década de 90, os instrumentos de avaliação retomaram seu prestigio, a retomada ocorreu porque desde 1924, quando Joaquim de Campos de Medeiros e Albuquerque lançou “Os testes”, já havia um esforço para se adequar parâmetros e estatísticas ao complexo comportamento humano oupara tentar adequar-se respeitando a sua brasilidade.
Em 1962, Mira y Lopes comanda o trabalho de preparação psicológica da seleção brasileira de futebol. Em 1907, surge o primeiro laboratório no Brasil de psicologia, no Hospital Nacional de Alienados, onde seis anos depois, o pediatra Fernandes Figueira pela primeira vez, usa o teste de inteligência de Binet-Simon. Em 1924, na Bahia Isaias...
tracking img