Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor pesquisador e pesquisador acadêmico in GERALDI, Corinta M.; FIORENTINI, Dário & PEREIRA, Elisabete M. (orgs.) Cartografia do trabalhodocente: professor (a) – pesquisador (a). Campinas, Mercado de letras? ABL, 1998, pp. 207-236.

KENNETH ZEICHNER é professor titular do Departamento de Currículo e Ensino da Universidade do Estado deWisconsim, Madison, Estados Unidos, onde desenvolve trabalhos de pesquisa e ensino na área de formação docente, desenvolvimento profissional de professores e pesquisa-ação. Já orientou dezenas de teses edissertações no campo de formação de educadores. Zeichner é autor de vários livros – muitos traduzidos para diferentes línguas, inclusive o português, capítulos de livros e artigos publicados emperiódicos internacionais e dos Estados Unidos.

O referido artigo discute sobre a divisão entre o universo dos professores pesquisadores e o mundo dos pesquisadores acadêmicos. O mesmo tem como objetivobuscar maneiras que possam ajudar a solucionar as questões abordadas, já que a ignorância de ambas as partes considera a pesquisa do outro sem valor algum. Pensando na qualidade da educação, o autorpor meio desse texto, mostra algumas sugestões que possa diminuir tamanha dissociação entre os dois mundos que raramente se cruzam.
Essa resenha é referente ao anexo dois “para além da divisão entreprofessor pesquisador e pesquisador acadêmico’’ organizado sob dez seções distribuídas em treze páginas, representando ponto e contra pontos na pesquisa educacional tanto quantitativa, quantoqualitativa.
Tendo em vista que a maior parte dos professores não procura a pesquisa educacional para instruir e melhorar suas práticas (Mitchel, 1985; Cookson, 1987; Gurnei, 1989; doig. 1994).E a maioria dosacadêmicos envolvidos como movimentos de professores-pesquisadores no mundoreduz o processo de investigação realizado pelos próprios professores a uma forma de desenvolvimento proficional e não o...
tracking img