Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA

1 – REFERÊNCIA BIBLIOGÁFICA
CRESWELL, JOHN W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta 3a edição Dirceu da Silva. Porto Alegre: Artmed, 2010. 296 p.
2 – SOBRE O AUTOR
John w. Creswell trabalha na Universidade Nebraska-Lincoln há mais de 30 anos onde é codiretor do Departamento dePesquisa Qualitativa e de Métodos Misto ministrando cursos sobre metodologia de pesquisa. Creswell é autor de 11 livros e atua como co-editor fundador da revista Sage, Journal of Mixed Methods. Recentemente foi escolhido para Senior Fulbright Scholar na África onde desenvolveu cursos para pesquisadores de documentários sobre vitimas da AIDS e suas famílias.
3 – APRESENTAÇÃO
É conhecido asdificuldades encontradas por alunos e acadêmicos brasileiros que precisam de bons livros de metodologia de pesquisa científica. Este livro é mais uma obra de qualidade traduzida pela Artmed com uma revisão produzida por pesquisadores brasileiros. Tem como principal característica a comparação cuidadosa de três abordagens de pesquisa examinadas dentro de detalhes da escrita de um projeto de pesquisa. Aproposta do autor é apresentar “modelos de estrutura, procedimento e abordagens integrativas para o planejamento de pesquisas qualitativas, quantitativas e de modelos mistos em ciências sociais e humanas” (p. 15).
4 – RESUMO DA OBRA
O livro está dividido em duas partes. A Parte I aborda considerações preliminares antes de elaborar um projeto de pesquisa: a seleção de um projeto de pesquisaapropriado, a revisão da literatura, a seleção de uma teoria e o emprego de uma boa redação e de práticas éticas. A Parte II detalha de forma comparativa as três estratégias – quantitativo, qualitativo e de mistos – abordando os passos seguidos no processo de planejamento de uma pesquisa.
Parte I – Considerações Preliminares
O autor observa nesta Parte I os passos preliminares a serem considerados napreparação de uma proposta ou projeto. Destaca que as decisões tomadas inicialmente deveriam refletir as concepções que o pesquisador traz para o estudo, bem como suas experiências pessoais e o público ao qual o estudo se dirige (p. 25).
1) Seleção de um projeto de pesquisa
O primeiro capítulo define as pesquisas qualitativas, quantitativas e de estratégias mistas. Creswell introduz a noção dasconcepções filosóficas e apresenta uma estrutura gráfica mostrando a interconexão das concepções, as estratégias de investigação e os métodos de pesquisa. Chama-se “métodos” de pesquisa as formas ou procedimentos de coleta, análise e interpretação dos dados.
2) Revisão da literatura
O autor sugere um exame extensivo da literatura antes de planejar a proposta. Estabelece os passos importantes paraestabelecer uma prioridade para a revisão e a importância de um mapa visual dos estudos relacionados ao tópico. Sugere a definição de palavras chave, o uso de manuais de estilo de escrita e a definições dos termos importantes. Apresenta exemplos de revisão para as três estratégias de investigação com ilustrações para cada estratégia.
3) Uso de teoria
Creswell enfatiza neste capitulo a noção deque as teorias servem a diferentes propósitos nas três formas de investigação e propõe que o pesquisador considere e planeje como a teoria pode ser incorporada a seus estudo.
4) Estratégia de redação e considerações ética
O autor considera fundamental ter uma estrutura clara do projeto considerando que esta estrutura difere dependendo se estiver escrevendo um projeto quantitativo, qualitativo oude métodos mistos. Apresenta esboços para a estrutura geral, as práticas de redação e das questões éticas que precisam ser consideradas, não como idéias abstratas, mas como considerações que precisam ser previstas em todas as fases de um processo de pesquisa (p. 20; pp. 116-122).
Parte II – Planejamento de Pesquisa
A Parte II é composta de capítulos práticos e inovadores no sentido de...
tracking img