Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TAVARES, Ulisses. Porque os jovens não devem ler!. Disponível em: www.casadacultura.org/literatura/artigos. Acesso em: 30 jan. 2009.

Tavares em seu artigo expressa sua opinião em relação aosconhecimentos dos jovens com a leitura. De acordo com o relato do autor, a leitura é como algo completamente estapafúrdio, irrelevante, anacrônico. Hoje, os jovens precisam de dicionário para entendergibi da Mônica, na onda dos sarados que veem na telinha, revelando, desta forma a falta de conhecimento que se aprimora por meio da leitura e o desinteresse por livros. E o interesse predominantepelos programas de televisão que se apresentam com uma roupagem que prende a atenção dos jovens, deixando os livros em ultimo plano.
Em seu relato o autor cita que em São Paulo há o maior número decrianças na escola, mas foi adotada a política de não reprovação. Se analisarmos este aspecto, verificamos o descaso com a educação que formará alunos com padrões políticos já definidos dedesqualificação.
Dentre varias pontuações importantes me chamou a atenção a critica do autor, “eu reconheço: a maioria está certa em não ler”. Entendo que quando o leitor começa a compreender através dos livros,ou seja, através da leitura a sociedade que está inserido começa a ter conflitos pessoais, haja vista que os livros são conhecimentos para o despertar do cidadão e da importância de uma sociedadeesclarecida e de uma visão de mundo holística, que assilimilar o que é importante para o individuo e o coletivo; medido através da leitura de vários gêneros literários.
Acredito que estes conceitosde leitura realizados pelo autor predomina um porcentual elevado nos jovens. Porém a construção de um leitor nato, se lápida desde a infância. Através de um ambiente alfabetizador, contextualizado pormeio de revistas, jornais, livros estimulados pela família e escola. No entanto, muitas famílias são analfabetas e não tem esse conhecimento da importância da leitura para a vida. Na escola à...
tracking img