Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O premiado filme “Central do Brasil”, de Walter Salles, retrata inúmeras tragédias vividas por imigrantes brasileiros que sofrem com a separação, desintegração familiar e a degradação social dosprofessores. Dora personagem de Fernanda Montenegro, vive a história de uma professora primária que escreve cartas para analfabetos, chegando a praticar pequenos golpes. Envolve-se com o garoto Josué e,desta forma, também acaba crescendo como figura humana ao interagir com as vidas de outras pessoas. “Os eventos de letramento ocorrem em diversos espaços sociais que se realizam práticas letradas edemandam qualquer nível de familiaridade com a escrita”. Assim, o filme não tem a função de “introduzir formalmente os sujeitos no mundo da escrita”, mas a partir da prática exercida por Dora não seperde o sentido, o entendimento do letramento por meio das noções de sujeito alfabetizado ou não-alfabetizado, tidas como parâmetros nas práticas escolares e sociais que usam a escrita em contextosespecíficos, para objetivos específicos, mas nos faz pensar sobre o que é leitura e o papel da escola na formação do leitor, modos significados e sentidos de aprender a ler.

Com a busca por um sentido emsua vida, procurar o pai que não conhecia, Josué, em companhia de uma professora, passa por vários locais onde o letramento é percebido por seus sentidos e provoca questionamentos , formação do leitore o conceito de leitura de que ler é decodificar sinais gráficos que representam determinados sons e este ato, não é privilégio de todos, porém no momento atual, parece inconcebível que se reduza oconceito de leitura à mera decifração de palavras, mas se perceba nestes eventos de letramento formas relacionadas ao contexto sociocultural de leitura da sociedade ou do povo brasileiro.

A históriade Dora, que escreve cartas na estação Central do Brasil para pessoas analfabetas nos mostra que muitas pessoas nesse país ainda não sabem ler ou escrever e que o drama do analfabetismo esta...
tracking img