Resenha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com estudos efetuados pela psicossociologia, e informações obtidas do cotidiano, é possível observar certa dificuldade/deficiência nas relações sociais, devido à massificação e demasiado uso da tecnologia, criando uma “barreira” para o desenvolvimento social. Conforme (Autor desconhecido, p168, cap. 13): “A resultante, cada vez mais evidente, esta na defasagem crescente entre oprogresso tecnológico e progresso social”, tal lacuna se torna indispensável para o desenvolvimento interpessoal.
O desenvolvimento interpessoal pode ser subdividido em três níveis de consequências: individual, grupal e organizacional.
Nível individual: Neste nível o individuo torna prioritária suas aspirações, a tentativa de solucionar os problemas de socialização, analise de auto progresso, na buscade um “autoconhecimento” para um melhor aproveitamento sem a perda de sua identidade. Tal situação, geralmente se mostra perceptível ao se inserir em um novo ambiente de trabalho, onde o grupo social e organizacional é estranho ao individuo, tornando perceptíveis suas buscas, receios e dificuldades.
Nível grupal: Onde todos os indivíduos almejam um objetivo comum, tentativa de solução daproblemática do poder, através do aprimoramento da comunicação entre os indivíduos, visando o real trabalho em equipe.
Nível organizacional: O foco em si é a organização, trabalham-se as motivações e objetivos para os níveis anteriores, definir a subdivisão de níveis e a integração dos mesmos, onde os níveis anteriores trabalham para o sucesso deste nível.
(Autor desconhecido, p169, cap. 13):Desenvolvimento Interpessoal, portanto, não se esgota no plano individual de crescimento da pessoa que se relaciona com as demais pessoas de forma eficaz. A competência interpessoal é um processo de qualificação profissional primordial para funções de liderança e outras funções de predominância de intercambio social.
A sociedade precisa de um líder, para lidar com questões de controle e desenvolvimento,assim como uma organização. A necessidade de um líder competente para utilizar todo o potencial que a organização disponibiliza, assim como controlar suas ações perante a sociedade e o mercado, sempre visando o desenvolvimento. Com referencia nas normas e politicas da organização, são elaborados os “Programas de treinamento e desenvolvimento de recursos gerenciais”, para a formação de um lídercapaz de suprir as necessidades da organização.
Através destes programas para desenvolvimento gerencial, o individuo acaba adquirindo um auto desenvolvimento, a partir de um esforço adicional de sua parte, na busca de “brechas” para seu desenvolvimento, sendo a organização responsável por disponibilizar tais condições. Entre suas aquisições conhecimento, provenientes deste desenvolvimento, destaca-sea tomada de decisões, ação essencial a um gerente, pois o futuro da organização estará em consequência desta decisão. De forma sistêmica a organização formula este treinamento, tomando como base suas normas internas, podendo assim direcionar o futuro gerente, para a prospecção da organização. Obtém-se assim uma interligação entre individuo-organização-meio-externo.
Para um desempenho eficaz dogerente, é necessário que haja um equilíbrio entre competência técnica, que abrange os conhecimentos e técnicas adquiridos através de cursos, treinamentos e rotinas empregatícias, e a competência interpessoal, que é responsável tanto pelos conhecimentos preconcebidos quanto pelas atitudes e o relacionamento social com os indivíduos da organização. Portanto temos um líder eficaz, pois consegueatravés de um equilíbrio associar o conhecimento técnico com à pratica, podendo este então, desenvolver-se interpessoalmente, e ajudar no desenvolvimento da organização.
Dentre os principais objetivos do desenvolvimento gerencial, podemos citar: A conscientização do gerente, para a importância deste processo de desenvolvimento. Capacitação para a atuação em sua área especifica. Desenvolvimento...
tracking img