RESENHA CRITICA “A HISTÓRIA SOB O OLHAR DA QUÍMICA: AS ESPECIARIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO HUMANA”

632 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
CURSO: LICENCIATURA QUIMICA 1° PERIODO
DISCIPLINA: QUIMICA
PROFESSOR: PERICLES NUNES
ACADEMICOS: FRANCIELLEN COSTA SANTOS

RESENHA CRITICA “A HISTÓRIA SOB O OLHAR DA QUÍMICA: AS ESPECIARIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO HUMANA”

CAXIAS-MA
ABR/2014
RODRIGUES, Ronaldo da Silva; SILVA, Roberto Ribeiro. A História sob o olhar da química: as especiarias e sua importância na alimentação humana. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 84-89, maio/2010.

1- CREDENCIAL DOS AUTORES
Ronaldo da Silva Rodrigues é licenciado em Química e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (UNB), é docente do Colégio Militar Dom Pedro II, Brasília.
Roberto Ribeiro da Silva é bacharel em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Química pela Universidade de São Paulo (USP), é docente do Instituto de Química da UNB.

2 - RESENHA CRÍTICA
O artigo lido nos trás uma abordagem ampla sobre a história da busca por especiarias, o assunto vai além relacionando diversos aspectos-sociais, econômicos, etc. - e nos leva ao conhecimento de conceitos em química através das conexões de informações.
A busca por especiarias desde o século XIV era algo tão importante que motivou à descoberta de novos territórios, como a América, a partir das Grandes Navegações. O alto valor dessas especiarias era um dos principais motivos pela sua busca por parte dos países europeus que mais tarde ocasionaram nas dominações de territórios, escravização, massacres de populações inteiras, consolidando o domínio europeu sobre o globo através do comércio.
Os países que realizaram as primeiras navegações e consolidavam suas riquezas através do comercio, logo mais, detiveram maior desenvolvimento tecnólogico e alcançaram o período que seria conhecido como Renascimento.
A existência do comércio logo gerou a necessidade entre a população

Relacionados