Resenha critica a aguia e a galinha de leonardo boff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Leônidas Lemes da Silva Júnior
Curso: Administração Data: 13/09/2011
Disciplina: IES

Referência Bibliográfica:
BOFF, Leonardo. A águia e a galinha, a metáforada condição humana. 40 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

Leonardo Boff ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1959 e foi ordenado sacerdote em 1964. Em 1970, doutorou-se em Filosofia eTeologia na Universidade de Munique, Alemanha. Ao retornar ao Brasil, ajudou a consolidar a Teologia da Libertação no país. Lecionou Teologia Sistemática e Ecumênica no Instituto Teológico Franciscano emPetrópolis (RJ) durante 22 anos. Foi editor das revistas Concilium (1970-1995) (Revista Internacional de Teologia), Revista de Cultura Vozes (1984-1992) e Revista Eclesiástica Brasileira (1970-1984).Sua reflexão teológica abrange os campos da Ética, Ecologia e da Espiritualidade, além de assessorar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e movimentos sociais como o MST. Trabalha também nocampo do ecumenismo.
Sua produção literária e teológica é superior a 60 livros, entre eles o best-seller A Águia e a Galinha. A maioria de suas obras foi publicada no exterior.

O livrodivide-se em sete capítulos, onde conta à história de uma águia criada como uma galinha. Um camponês foi a uma floresta perto de sua casa para apanhar um pássaro que ira ser criado em casa então elepegou uma águia filhote e a jogou no galinheiro para viver juntos das galinhas, se passaram 5 anos e a águia cresceu agindo como uma galinha mas veio um naturalista e viu aquilo que estavaacontecendo, falou então com o camponês que a águia não era uma galinha e por isso o lugar dela não era ali, dizendo o camponês ele não poderia mais ser uma águia porque já estava acostumado em ser galinha, onaturalista coloco-a em prova tentando fazer a águia voar mais somente na 3º tentativa que ele se superou mostrando que conseguia voar. Essa história abrange uma metáfora da condição humana. Cada um...
tracking img