Resenha Critica Felicadade clandestina

281 palavras 2 páginas
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados – Cursos Livres
Disciplina: Tópicos em escrita
Professora: Maisa e Andréia
Felicidade Clandestina

Escreva aqui seu próprio nome1

LISPECTOR, Clarice; In Felicidade Clandestina, Rocco,1998.

Clarice Lispector (Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro, 9 de dezembro de 1977) foi uma premiada escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira — e declarava, quanto à sua brasilidade, ser pernambucana —, autora de romances, contos e ensaios e considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano.

A autora, que nos revelamos que a felicidade se encontrar em pequenos coisas da vida.

Clarice, descrever uma ocorrência de sua infância, a experiência que teve com o empréstimo de um livro. Ela conta que queria muito ler o livro, que pertencia a uma menina malvada e muito feia de aparência. Esta havia lhe garantido que a emprestaria o livro, mas ao invés de cumprir a promessa, torturaria a autora durante dias. O desfecho da crônica se faz, quando a mãe da menina descobre a maldade de sua filha, assim, emprestando o livro para Clarice por um tempo indeterminado. A partir deste momento, a autora começar a viver um amor clandestino, um sonho que se prolongaria por muito tempo.

Nesta crônica, a autora nos tenta transmitir a felicidade da leitura e a sua redescoberta, a alegria ter possuir o que não nos pertence. Despertando em nós, o desejo de ler mais, desta forma, descobrindo um universo escondido entre as linhas de um livro.

1seu Nome
Estudante do 1° Semestre de Pedagogia

Relacionados