Resenha critica do filme o oleo de lorenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UMA VISITA AOS ENCANTOS DE CACHOEIRA NO DOMINGO DA FESTA DA BOA MORTE EM 1961
Em 15 de agosto de 1961 Cachoeira recebeu a visita de um grupo de jornalistas, escritores e intelectuais baianosinteressados em conhecer a beleza de seus monumentos e  a riqueza de seu folclore que na época já chamavam a atenção das autoridades da área cultural e do então nascente setor de turismo da Bahia. A visitafoi relatada na excelente crônica Cachoeira, a Bela publicada em A TARDE.

  |
Crônica foi publicada em A TARDE, edição de 6 de agosto de 1961 |
 O autor da crônica é Carlos VasconcelosMaia (1923-1988), um dos expoentes do Modernismo na Bahia, que na época ocupava o cargo de Superintendente do Departamento de Turismo de Salvador. Ele é considerado um dos maiores contistas da Bahia e integrouuma geração de notáveis intelectuais que renovou a cultura, através de suas criações, entre os anos 40 e 50. Vasconcelos Maia se destacou como um autor que retraçou, em belas imagens literárias,  osdiversos ambientes geográficos e humanos da Bahia: o agreste, o urbano e o litoral, enfocando aspectos psicológicos e culturais, como o misticismo afro-baiano.

  |
Vasconcelos Maia encantou-secom Cachoeira |
A crônica mostra o impressionante efeito que a cidade causou aos visitantes, que ficaram encantados com a paisagem de ruas, becos e praças, o casario em estilo colonial, o belíssimopatrimônio arquitetônico e a visão magnífica que tiveram da orla do Rio Paraguaçu. O belo texto exalta a simpatia dos cachoeiranos, que acolheram os visitantes com "fidalguia". O prefeito na época eraJulião Gomes dos Santos e a cidade ainda apresentava os efeitos cruéis da grande enchente occorrida no ano anterior.Vasconcelos Maia critica, ainda que de maneira elegante, a descaracterização dafachada de alguns imóveis, que trocavam a feição colonial por "platibandas".   
O encantamento alcançou  seu ápice quando os visitantes viram, naquele domingo 15 de agosto, o cortejo das negras...
tracking img