RESENHA CRITICA DO FILME ADORALVEL PROFESSOR, E DO ARTIGO: NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO PARA UM NOVO PARADIGMA

1047 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
CAMPUS DE CAICÓ/RN
CURSO: BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: SEMINARIO SOBRE A PROBLEMATICA DO ENSINO E DA PRATICA DE ENFERMAGEM
FACILITADOR: MAURA SOBREIRA
DISCENTE: JOSUÉ DA SILVA GALVAO

RESENHA CRÍTICA

CAICÓ/RN
DEZEMBRO/2013
Esta resenha refere-se ao artigo de Maria Lúcia Toralles - Pereira, Professora do Departamento de Educação do Instituto de Biociências - IB / UNESP, campus de Botucatu no estado de São Paulo, intitulado Notas sobre Educação na transição para um novo paradigma, publicado em 1997, UNESP, v. 1, n. 1, p. 51 – 68. Em sua discussão sobre a crise das formas tradicionais de conceber o conhecimento a autora vem por meio da análise de Boaventura Santos, falar sobre a crise do paradigma da ciência moderna, recorrendo-se a autores que contribuem para problematizar a discussão. O texto é indicado para pessoas que trabalham com a propagação do ensino, uma vez que fala das mudanças metodológicas necessárias ao ensino no período atual. O texto relata inicialmente que estamos vivendo um momento de crise no campo da educação, ocasionada pelas mudanças e transformações desta época. Mudanças das quais vem ocasionando rupturas dos princípios e valores que até então nos serviam de referência.
O modelo que fundamenta a ciência moderna constituiu-se no século XVI, sendo chamado de positivismo, o presente modelo dissocia teoria e pratica provocando uma fragmentação disciplinar, apoiados na repetição e memorização de relações e admitindo um único caminho ao saber, tendo como sistema avaliativo a quantificação de informações memorizadas. Dessa forma o presente modelo da pouca ou nenhuma relevância aos processos mentais de julgamento, levantamento de hipóteses, criação ou resolução de problemas.
Segundo a autora a excessiva parcelização do saber acarreta efeitos negativos nas diversas áreas do conhecimento. No paradigma emergente, o

Relacionados