RESENHA CRITICA - DIDADITA GERAL

704 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Esta resenha tem como principal objetivo trazer a importância da didática em sala de aula, uma vez que a mesma vem a facilitar o processo ensino-aprendizagem, onde o professor tem a possibilidade de planejar suas estratégias e aplicá-las de acordo com as necessidades de seus alunos.
Sabendo que o ensino-aprendizagem é um processo que se faz presente direta ou indiretamente no relacionamento humano, podemos afirmar que o grande objetivo deste trabalho é a aquisição de conhecimentos voltados para a questão educacional, podendo contribuir de forma sensível com os parceiros deste grande bem da humanidade.

A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES

“Todo processo de formação de educadores – especialistas e professores – inclui necessariamente componentes curriculares orientados para o tratamento sistemático do ‘que fazer’ educativo, da prática pedagógica. Entre estes, a didática ocupa um lugar de destaque”. (Candau, 2008, p. 14)

Após vários estudos sobre a didática é possível compreender que a mesma é uma ferramenta imprescindível na formação do educador, desde que ela venha desenvolver nele a capacidade de planejar, criticar, avaliar e adaptar suas ações a realidade em que se encontra inserido. A didática só poderá ser bem praticada, a partir do momento em que ela for entendida e planejada segundo a necessidade encontrada no âmbito de trabalho. A didática deve ajudar o educador na sua formação, tornando viável a sua capacidade de formular seus objetivos a serem alcançados no decorrer de sua trajetória. Ao assumir seu papel, o educador deve ter a consciência de que é um dos principais responsáveis pelo sucesso no processo de ensino-aprendizagem, não podendo esquecer de que outros componentes fazem parte deste processo e que são tão importantes quanto ele, assim, pode-se afirmar que a educação se constrói a partir da interação educador, educando, família e todo um contexto histórico. O verdadeiro

Relacionados