resenha cpc16

1481 palavras 6 páginas
Pronunciamento Técnico CPC 16(R1) ESTOQUES

Objetivo

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) no âmbito da Gestão Contábil com o pronunciamento técnico CPC 16, tem por objetivo estabelecer o tratamento contábil para os estoques, proporcionando orientação sobre a determinação do valor de custo e sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, incluindo qualquer redução ao valor realizável líquido. Além de proporcionar orientação sobre o método e os critérios usados para atribuir custos aos estoques. Aplica-se a todos os estoques, com exceção: Produção em andamento proveniente de contratos de construção, inclusive contrato de serviços diretamente relacionados, conforme pronunciamento CPC 17, que trata de contratos de construção.

Instrumentos Financeiros, pronunciamento CPC 38 e 39.
● Ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola no ponto da colheita, pronunciamento CPC 29 ( Ativo Biológico e produto Agrícola). Produtos agrícolas após colheita, e minerais são mensurados pelo valor realizável liquido já estabelecidas nesses setores, às alterações nesses valores devem ser reconhecidas no resultado do período em que tenha verificado a alterações. Comerciantes de commodities, nesses casos valor justos deduzidos custos de venda, onde devem ser conhecidas no resultado em que tenha verificado alterações.
● Os operadores (broker-traders) de commodities são os que compram e vendem commodities, os estoques são adquiridos com a finalidade de venda no futuro próximo que geram lucro com base nas variações de preços ou margem, esses estoques são pelo valor justo menos custos de venda, eles são excluídos apenas dos requisitos deste CPC.

Definições de todos os estoques mencionados neste CPC, ATIVOS.
♦ Mantidos para venda no curso normal dos negócios.
♦ Em processo de produção para venda.
♦ Na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
● Valor justo – é

Relacionados