Resenha: conservar e criar: natureza, cultura complexidade.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de São Paulo
Geografia-Noturno


Prof. Sandra¹Pâmella Bianca Rodrigues²


Resenha: Conservar e Criar: Natureza, cultura complexidade.
Parte 2: Nossa matriz cultural


“Revera nossa historia”; o capitulo começa com essa frase como ponto de partida para entendermos o mundo que vivemos, repetir as ideias de povos antigos para novos e velhos desafios, talvez não seja osuficiente. Talvez não seja suficiente, mas é necessário olharmos para as sociedades antigas para entendermos os resultados ambientais que se apresentam nos dias de hoje.
Durante milênios a espéciehumana expandiu-se sobre a terra e criaram diversificadas formas de interagir com ela, dessa maneira alteraram enumeras vezes a forma de interferir nos processo da Terra de maneira cada vez mais intensa eradical.
A autora faz uma reflexão de que o conceito de cultura está ligado com o modo de agir e pensar o mundo. Mediante a essa abordagem o livro fala das sociedades pré-históricas mostrando comosuas culturas agiam de diferentes formas com a relação homem/natureza. Se a tecnologia é um conhecimento acumulado pelas culturas de sociedades passadas e sociedades presentes, são através desse acumuloque podemos perceber como a tecnologia alterou a relação homem/natureza. O modo de usar a tecnologia esse é o ponto chave, isso é o que alterou a relação, sabe-se que o homem não vive sem acumulo decultura e essa produz tecnologia, isso faz parte da evolução humana, mas a forma como é usada à tecnologia separa ela de seguir em direção do progresso, porque em sua forma demasiada ela destrói.
Associedades pré-históricas não se viam separadas da natureza, elas estavam intimamente ligadas com a Terra, mesmo as civilizações que existiam se encontravam nesse estado, nesse capitulo o livro...
tracking img