Resenha cobaias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme: Cobaias (Miss Ever’s Boys)
Diretor: Joseph Sargent
Ano: 1997
Duração: 106 min.
Gabriela Catafesta


O filme "Cobaias" é um retrato de época (1932/1972), onde é possível identificardiversas discussões éticas relativas às questões raciais, sociais, culturais e económicas, entre outras.
O desenrolar da trama acontece no Sul dos Estados Unidos, na cidade de Tuskegee, onde a sífilishavia tomado proporções de epidemia, com incidência alarmante nas populações afro-africanas.
O poder público resolve implementar um programa de tratamento no único hospital para negros na região. Nocomeço existia o real interesse em promover a saúde da comunidade envolvida no estudo. Com a falta de verba e o cancelamento deste programa, o governo propõe um estudo para a obtenção de "dados puros"sobre a sífilis(os pacientes não receberiam qualquer tipo de tratamento efetivo), sem nenhuma preocupação com o desenvolvimento da doença, sofrimento e morte dos homens objetos da pesquisa.
Aconsequência dessa total falta de escrúpulos e absoluta violação dos
direitos humanos, foi o óbito da maioria dos negros estudados, que de um total de 412, ao final de quarenta anos, restavam apenas 127.Como se pode identificar, muitas foram as atrocidades cometidas no estudo. A questão racial mostrou-se de extrema relevância. Provar que existia
diferença na propagação da doença entre as comunidadesbrancas e negras, onde o negro era considerado raça inferior, portanto mais suscetível as doenças, era o foco principal que o entendimento científico da época buscava confirmar.
As classes ecategorias sociais, pobres e ricos, homens e mulheres, negros e brancos, entre outros, apareciam, não muito diferente dos dias atuais, com uma importante hierarquização diante de inúmeras questões: clareza econhecimento das informações sobre a pesquisa; com relação à não efetivação do consentimento livre e esclarecido; diante da dificuldade de acesso aos serviços de saúde e de manter a própria saúde...
tracking img