Resenha cinematográfica do filme Robin Hood: Prince of Thieves (1991)

1507 palavras 7 páginas
RESENHA CINEMATOGRÁFICA

Ficha técnica
Filme: Robin Hood: Prince of Thieves (1991)
Diretor: Kevin Reynolds
Roteiro: Pen Densham e John Watson
País: EUA
Idioma original: inglês
Duração: 145 min.
Gênero: aventura

Sobre o diretor
Kevin Hall Reynolds (1952) é um diretor e roteirista estadunidense conhecido por criar longas-metragens inspirados em obras literárias épicas, como é o caso de O Conde de Monte Cristo, Waterworld e Robin Hood, este último, causou grande sucesso no início dos anos 1990. Nascido no Texas é formado em direito pela Universidade Baylor e em cinema pela USC School of Cinema-Television.

Sobre a lenda medieval que inspirou o filme Diversos historiadores procuraram vestígios que comprovasse o verdadeiro indivíduo Robin Hood, porém, esses estudos mostram que esse nome era mais um arquétipo, ou seja, um modelo que era usado para descrever comportamento criminal de pessoas que roubavam. Já na literatura, Robin Hood, possuí centenas de aparições. Seus vestígios aparecem em 1377, no poema Piers Plowman, de William Langland, e em 1450 em Robin Hood and the Monk ("Robin Hood e o monge”).
“O primeiro registro impresso preservado data de 1475: a coleção de histórias The Adventures of Robyn Hode (‘As aventuras de Robyn Hode’), que delineia seu comportamento heroico. Nas contas das crônicas medievais, da tradição oral e escrita, o bando do arqueiro tinha um efetivo de 20 a 140 homens, com destaque para João Pequeno [...] e o frei Tuck [...]” 1. Em suas aparições do século XVI, Robin aparece como sendo um nobre defensor do rei Ricardo Coração de Leão (que reinou entre 1189 e 1199), quando seu irmão João quer usurpar o trono inglês, durante sua ausência devido a Terceira Cruzada (1190). Hood torna-se um fora da lei por lutar contra os altos impostos cobrados, visto na imagem do xerife de Nottingham. No século XVII o herói ganha novos motivos para lutar, principalmente contra o poder da Igreja Católica, devido ao contexto histórico da

Relacionados

  • 31 funções de próprio
    1058 palavras | 5 páginas
  • Portfólio
    4001 palavras | 17 páginas