Resenha cartledge, paul (org.). história ilustrada grécia antiga. 2. ed. são paulo: ediouro, 2009. – (coleção história ilustrada).

1985 palavras 8 páginas
CARTLEDGE, Paul (org.). História Ilustrada Grécia Antiga. 2. ed. São Paulo: Ediouro, 2009. – (Coleção História Ilustrada).

Paul Cartledge é consultor de História Grega da Faculdade de Estudos Clássicos na Universidade de Cambridge, e Adjunto e Diretor de Estudos Clássicos no Clare College, em Cambridge. Estudou na Universidade de Oxford e é membro do conselho editorial de Diálogos (Hellenic Centre, King’s College, Londres), International History Review e History of Political Thought. Suas publicações incluem: "The Greeks: a Portrait of Self and Others" (Oxford University Press, 1997). (Disponível em: <http://www.nethistoria.com.br/index.php?secao=conteudo.php&sc=6&id=591> Acesso em: 06 de Novembro de 2012).
A obra, composta de 543 páginas, é dividida em 12 capítulos e ao mesmo tempo dividida em duas partes no qual a primeira parte relata sobre o mundo da Grécia e a segunda parte sobre a vida na Grécia. Escrito por nove especialistas da Grã-Bretanha e da América do Norte, é um livro onde é possível observar uma riqueza de conhecimentos, com variedades de imagens que nos remota a voltar no tempo e a se imaginar como seria a Grécia na antiguidade. Durante a leitura é possível ver também algumas informações de personagens importantes que fizeram parte da história da Grécia e que deixaram grandes contribuições para uma melhor compreensão da mesma e ainda possui um breve resumo de obras importantes, que possibilita ao leitor se acentuar sobre o tema lido. Esta obra obtém uma linguagem de fácil compreensão.
Na obra “História ilustrada Grécia Antiga", o autor Paul Cartledge inicia a obra apresentando uma introdução sobre a História da Grécia. Após isso, da início ao primeiro capítulo discorrendo sobre a história e tradição da Grécia no qual ele trás alguns significados da palavra história utilizada pelo Homero e por Tucídides. Enquanto que Homero toma história como narrativa do passado, Tucídides toma como relato do passado. Dando continuidade apresenta

Relacionados