Regulador de crescimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Regulador de crescimento


A manipulação da arquitetura da planta do algodoeiro através de biorreguladores de crescimento é uma estratégia agronômica que visa o incremento da produção e maior eficiência no uso de defensivos e na colheita .

Reguladores de crescimento são compostos sintéticos que atuam no metabolismo da planta inibindo a síntese dos hormônios de crescimento (auxinas,giberelinas, citocininas, etileno e ácido abissísico). Os principais produtos usados como reguladores de crescimento em algodão são:

• Cloreto de mepiquat (pix) – 1,0 litro ha-1. aplicar parcelado em quatro aplicações, a primeira (10% da dose recomendada) quando as plantas do algodoeiro alcançarem 40-50cm de altura, a segunda (20%da dose), a terceira (30%da dose) e a quarta, 40% da dose a sertestada, serão aplicadas quando da retomada do crescimento das plantas;

• Cloreto de clormequat (tuval) – 50g ha-1. Em condições semelhantes ao produto anterior;

• Cloreto de clorocolina (CCC) – 0,50 litro ha-1. Aplicar entre 35-50 dias após a germinação ou quando as plantas atingirem 1,0m de altura.

Recomenda-se fazer aplicação dos produtos parceladamente. No caso do pix, por exemplo, 1litro do produto comercial seria aplicado: 100 ml ha-1 aos 35-40 dias após a germinação; 200ml ha-1 7 a 14 dias após; 300ml ha-1 7 a 14 dias após;400ml ha-1 7 a 14 dias após. Os efeitos esperados destes produtos na planta do algodoeiro são: plantas mais compactas, maior penetração de luz no dossel da planta, frutificação mais precoce, maior produção por planta, maior número de capulhos porplantas, menor incidência de pragas e maior eficiência na colheita.

Desfolhantes e maturadores são produtos químicos utilizados com o propósito de otimizar o desempenho da colheita do algodoeiro. Dentre os efeitos atribuídos a estes insumos destacam-se: redução dos problemas ocasionados com o excesso de sombreamento como apodrecimento das maçãs no baixeiro da planta, redução da umidade das fibras edas sementes, obtenção de um produto mais limpo, redução dos custos de beneficiamento, precocidade e uniformidade de abertura dos frutos, além de facilitar a colheita. Estes produtos também reduzem a frutificação tardia e a incidência de pragas como a do bicudo e a lagarta rosada.

Dentre os fatores ambientais, a temperatura é o que mais influencia a ação destes produtos. Os produtos mais usadosem algodoeiro são:
Thidiazuron – 0,075 a 0,150 kg ha-1 com 60% de frutos abertos
Bromoxinil - 1,0 kg ha-1 com 60% de frutos abertos
Dimethipin - 1,5 a 2,0 kg ha-1 com 60 % de frutos abertos
Ethefon+cyclanilide – 0,72+1,20 ha-1 com 90 % de frutos abertos.








Crescimento controlado

Os reguladores de crescimento são substâncias sintéticas que interferem no balançohormonal das plantas, inibindo a síntese e a movimentação do hormônio giberelina.

Em algumas situações, tais como condições climáticas favoráveis e adequada disponibilidade de nutrientes, o algodoeiro pode ter crescimento vegetativo excessivo; nesta situação, o uso de reguladores de crescimento é indispensável.

Com a utilização de reguladores de crescimento as plantas ficam mais compactase, por conseguinte, mais eficientes do ponto de vista fisiológico. Por isso, uma das estratégias agronômicas para a manipulação da arquitetura das plantas e que pode contribuir para o aumento da produtividade, é a utilização de reguladores de crescimento.

As principais vantagens da utilização dos reguladores de crescimento na cultura do algodoeiro são: redução da altura das plantas, docomprimento dos ramos vegetativos e reprodutivos, maior retenção de frutos nas primeiras posições, menor número de folhas quando da colheita, uniformidade na abertura dos frutos, maior equilíbrio entre as partes vegetativas e reprodutivas, melhor controle de pragas, e menor número de frutos danificados.

Diversos são os cuidados que devem ser observados na tomada de decisão sobre a aplicação dos...
tracking img