RESENHA BRASIL O ESPET CULO DAS RA AS

873 palavras 4 páginas
RESENHA
O ESPETÁCULO DAS RAÇAS
Lilia Moritz

Raphael Prata

O Livro “O Espetáculo das Raças” de Lilia Moritz é dividido em seis capítulos e, tem uma abordagem muito interessante sobre a História da Sciencia. Percebe-se a riqueza de fontes e de estudos feitos sobre a origem do conceito de “Raça”. Embora ao final da leitura fique um sentimento de superficialidade, não podemos jamais deixar de elogiar essa grande pesquisa que conta toda a trajetória do desenvolvimento da ciência brasileira e sua historiografia. O livro é rico em imagens, fontes e autores, que, aos poucos vão desvendando toda a trajetória enigmática por trás de uma palavra com apenas quatro letras. Palavra essa que acarretou muito preconceito, estereótipos e sofrimento à pessoas que o destino marcou pela cor de sua pele, pela sua origem, pelo formato do seu crânio, pela sua cultura e pela sua religiosidade. Ao longo desta resenha iremos exemplificar como se deu esse processo.
No primeiro capítulo a autora começa explorando as influência da vinda da Família Real para o Brasil e suas influências no campo da sciencia. Logo após a declaração da Independência, o Imperador via a necessidade de criar instituições do saber e, em cinco anos após o rompimento com Portugal se criou a primeira escola de Direito. A intenção da escola de Direito era elaborar um código único e desvinculado da tutela colonial e, a formação de uma elite nacional mais autônoma. Em seguida, em 1838, foi fundado o primeiro Instituto Histórico e Geográfico nessa mesma lógica de emancipação. Sua fundação ocorreu no Rio de Janeiro.
A década de 70 ficou marcada por uma explosão de ideias novas. As escolas de Direito e Medicina, o IHGB, a produção cafeeira, todos eles começavam a escrever a História do nosso país por diversas perspectivas. Com efeito, esse período coincide com a emergência de uma nova elite profissional que já incorpora os princípios liberais à sua retórica e passava a adotar um discurso científico evolucionista como modelo

Relacionados

  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas
  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas