resenha Binho de 7 cabeças

1208 palavras 5 páginas
O filme é permeado entre conflitos e dilemas relacionados ao sofrimento psíquico de um jovem e a sua trajetória por instituições de reclusão.
Nós temos a oportunidade de analisar e nos questionar sobre vários pontos. O que leva um jovem a fazer uso de drogas ilícitas e ao comportamento à beira da marginalização? O que leva os pais ao desespero à atitudes rígidas com a intenção e intuito de ajudar e salvar seus filhos, que aparentemente estão viciados e sem alguma perspectiva?
Estes para mim, além das questões institucionais para o doente mental, foram os impasses que ficaram em minha cabeça. As perguntas são tantas que se, fossemos tentar dar resposta à todas, talvez ficaríamos “endoidecidos”.
Quais os culpados, ou culpado? Qual o papel de cada um: a família, a sociedade, os profissionais da saúde? Até que ponto um ou outro contribuiu para que Neto mergulhasse em um poço totalmente vazio e escuro que o levaria a perda de seu próprio eu e de sua dignidade?
O certo é que, eu enquanto cidadã e acadêmica de enfermagem, atenta e comprometida com os preconceitos e práticas no que diz respeito à saúde mental em nosso país, posso dizer que o filme mostrou uma realidade já não mais majoritária, mas que predominou até décadas atrás e deixou cicatrizes impressas que permanecem nas atitudes e pensamentos de muitos profissionais da saúde até os dias de hoje. Mesmo porque, coloca-se um muro instantaneamente a partir do momento em que uma pessoa é diagnosticada com alguma patologia mental ou alguma dependência química.
No filme, Neto é visto como um “louco”, que precisava ser isolado do mundo por ser um perigo à sociedade dita “normal”. Não houve profissionalismo, humanização dentro do contexto apresentado. Ele não foi ouvido, ele não foi examinado, ele não foi investigado. Ele simplesmente foi depositado dentro de um manicômio, lugar onde na minha opinião, não é lugar para recuperar alguém com dependência química.
Em vista do que foi exposto, acredito

Relacionados

  • Literatura marginal
    81551 palavras | 327 páginas
  • Feltran, gabriel de
    129707 palavras | 519 páginas
  • Planejamento estratégico
    62437 palavras | 250 páginas