RESEMHA A HISTORIA DAS COISAS

1499 palavras 6 páginas
ARTIGO SOBRE O FILME “A HISTORIA DAS COISAS”

O filme, A história das coisas é dinâmico e objetivo, que fala em meio a outros assuntos, sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse consumo desregrado acaba exercendo sobre o meio ambiente. O filme, mostra de uma maneira bastante clara todo o processo que vai desde a extração da matéria, confecção do produto, venda e ideologia publicitária, facilidade de compra e falsa ideia de necessidade, até o momento em que vai parar nos galpões de lixo ou incineradores.
No vídeo pode-se notar que Annie Leonard trabalha com o conceito de coisas, num duplo sentido no meu entendimento; primeiro a coisa é utilizada por Annie Leonard para identificar o nosso modo de vida contemporâneo, e em um segundo momento é utilizado para fazer uma crítica a esse modo de vida, onde tudo vira uma coisa.
Relacionando o vídeo com Karl Marx percebe-se a relação de coisa com a mercadoria: “A mercadoria é, antes de tudo, um objeto exterior, uma coisa que, pelas suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de qualquer espécie. Que essas necessidades tenham a sua origem no estômago ou na fantasia, a sua natureza em nada altera a questão. Não se trata tão pouco aqui de saber como são satisfeitas essas necessidades: imediatamente, se o objeto é um meio de subsistência, objeto de consumo, indiretamente, se é um meio de produção”. (p.41).
Annie Leonard utiliza o termo coisa para mostrar e demostrar o nosso modo de vida, que tem um nome chamado de capitalismo. Relacionando a palavra capitalismo com textos de Max Weber entende-se que, o que funda o capitalismo moderno é como as pessoas encaram o mundo, é uma mentalidade que só surge a partir do século 16. Mentalidade essa que explica o momento de ruptura: quando o homem deixa de guardar seu dinheiro e começa a aplica-lo. O que define o capitalismo moderno não é a busca por lucro, mas sim a acumulação. O ponto de encontro entre Weber e Marx é a acumulação de capital que é

Relacionados