Reseha artigo fenomeno social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fenômeno Social Esporte na Formação de Educação Física

Podemos perceber que o texto enfatiza que a formação de um profissional de educação física não pode se limitar somente as dimensõestécnicas, o profissional também deve conhecer a história, cultura e outras dimensões do esporte.
Na maioria dos cursos superiores os alunos são submetidos a praticar os fundamentos das modalidades comideia de que só precisa saber fazer para saber ensinar, mas o importante seria na verdade conhecer verdadeiramente para poder realmente ensinar.
O esporte veio ao longo do tempo sendo transformadopelos fenômenos socioculturais onde há alguns anos atrás alguns esportes eram vistos como modalidades femininas ou masculinas sofrendo assim preconceitos da sociedade. Também existem as transformaçõesdas modalidades como o voleibol sendo desdobrado em voleibol de areia, sendo praticado somente com dois jogadores.
O profissional de educação física não deve se limitar somente para o lado técnico damodalidade o profissional deve treinar os olhos para saber identificar um fenômeno seja ele filosófico, político, histórico e etc., o que é praticado em um estádio ou nas ruas nos possibilita tervarias analises, rompendo as dimensões técnicas do esporte.
O que temos hoje é o isolamento das modalidades sendo que as mesmas possuem fundamentos parecidos e táticas parecidas, então porque oisolamento destas modalidades? Estas modalidades possuem táticas parecidas como atacar um alvo e organizar-se taticamente para defender seu alvo. Podemos dividir as modalidades em esportes coletivos,individuais, aquáticos e outros tipos, cada uma destas divisões poderia ser colocada no currículo de educação física, sendo assim, seria abordado todas as modalidades, formando assim um profissional maiscompleto e não só limitado ao lado técnico das modalidades, o profissional seria também conhecer da história, cultura e surgimento de todas as modalidades, eliminando assim o fazer por fazer ou um...
tracking img