RERMUNERACAO ESTRATEGICA

1034 palavras 5 páginas
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho da disciplina Remuneração Estratégica do curso Gestão de Recursos Humanos.

São Luis/MA
2015

A presente resenha pretende analisar, resumidamente, e criticar o texto PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PARA UMA EMPRESA DE ASSESSORIA CONTÁBIL, desenvolvido por dois alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades Integradas de Três Lagoas: Marcelo Emerick e Marcela Ribeiro Ferreira, e da Professora Patrícia de Oliveira, da mesma Instituição de Ensino, disponibilizado pelo Ambiente Virtual do CEUMA, para a realização da presente atividade.
O texto desenvolveu a matéria tomando por base, inicialmente, o reconhecimento de que uma empresa necessita da estruturação e da implantação de um plano de cargos e salários para que de seus empregados possa se retirar maior eficiência, sem descuidar da qualidade da atividade desenvolvida pela empresa, tendo como um dos focos principais a motivação e a remuneração justa. Desta forma, utilizou como técnica para a elaboração de um plano de cargos e salários, na gestão de recursos humanos, para uma empresa de assessoria de contabilidade médio porte, calçando a técnica em estudo bibliográfico, entrevistas e pesquisa documental.
No primeiro parágrafo da INTRODUÇÃO encontra-se uma afirmação que merece maiores explicações quanto à conclusão ali exposta, pois as preocupações iniciais com os trabalhadores não surgiram somente após 1985, quando se passou a ter uma “...uma visão de pessoa como ser humano”. Essa afirmação sintética levaria a crer que Karl Marx, por exemplo, mais de um século antes de 1985, não teria escrito sobre a “ditatura do trabalhador”, que não teria desenvolvido uma grandiosa obra tendo como preocupação exatamente o ser humano, pessoa trabalhadora (http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx).
A vantagem competitiva aparece, no trabalho analisado, como prêmio para o empregador que adota técnicas cientificas para fomentar o desenvolvimento de

Relacionados