Reraf

6546 palavras 27 páginas
EResumo do livro O que faz o brasil, Brasil?
Capítulo I. O que faz o brasil, Brasil? A questão da identidade

Inicia-se nesta obra, uma análise que busca a questão da identidade do Brasil. Antes de qualquer coisa, ele explica que o título mostra uma distinção entre o “brasil” com o ‘b’ minúsculo, que na verdade representa uma alusão a um tipo de madeira de lei, a algo sem vida que não pode se reproduzir como sistema (feitorias, colônias) e o “Brasil” que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores.
Mas o “Brasil” com ‘B’ maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada. É igualmente um tempo singular cujos eventos são exclusivamente seus, e também temporalidade que pode ser acelerada na festa do carnaval; que pode ser detida na morte e na memória e que pode ser trazida de volta na boa recordação da saudade.
Sociedade onde pessoas seguem certos valores e julgam as ações humanas dentro de um padrão somente seu. Onde quer que haja um brasileiro adulto, existe com ele o Brasil e, no entanto - tal como acontece com as divindades -, será preciso produzir e provocar a sua manifestação para que se possa sentir sua concretude e poder. O mesmo ocorre com as sociedades. Geralmente, estamos habituados a tomar conhecimento das sociedades - e, sobretudo, da nossa sociedade - por meio de suas manifestações mais oficiais e mais nobres. Para essa perspectiva, o Brasil deve ser procurado nos rituais nobres dos palácios de justiça, dos fóruns, das câmaras e das pretorias - onde a letra clara da lei define suas instituições mais importantes; mas também do jeitinho malandro que soma a lei com a pessoa na sua vontade escusa de ganhar, embora a regra fria e dura como o mármore da justiça não a tenha tomado em consideração.

Relacionados

  • Estudante
    5256 palavras | 22 páginas