Republica velha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Histórico

República Velha compreende o período entre os anos de 1889 e 1930, quando a elite cafeeira paulistana e mineira revezava o cargo da presidência da República movida por seus interesses políticos e econômicos. Nesse período da Primeira República, o país adotou uma Constituição liberal que garantia a liberdade política, econômica e religiosa do cidadão.ficou conhecido A RepúblicaVelha também ficou conhecida como "Primeira República", "República dos Bacharéis", "República Maçônica" e "República da Bucha", pois todos os presidentes civis daquela época eram bacharéis em direito.
Quase todos foram formados na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, exceto Epitácio Pessoa. Artur Bernardes iniciou os estudos de direito na Faculdade Livre deDireito (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais) e o concluiu em São Paulo. Quase todos eram membros da maçonaria.
E, quase todos, menos Epitácio Pessoa, foram membros de uma sociedade secreta da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, chamada de "Bürschenschaft Paulista", ou "Studentenverbindung" (algo como confraria dacamaradagem, em alemão), mais conhecida como "Bucha", criada, em 1831, pelo professor Julius Frank (1808 - 1841). Os membros da Bucha procuravam, quando alcançavam um alto cargo político, chamar seus colegas da Bucha para sua equipe.

O poder permaneceu com os grandes proprietários, com a adesão de antigos monarquistas ao sistema republicano de governo. Apesar do liberalismo defendido pelas elitesbrasileiras, o Estado intervinha protegendo o setor exportador, principalmente os cafeicultores, quando o valor das exportações por alguma razão decrescia.

Na República Velha, dois estados tiveram a liderança política: São Paulo e Minas Gerais. A população continuava  sem amparo e seu direito à cidadania se resume em comparecer as urnas e votar nos candidatos indicados pelas famílias poderosas.Nesse período, a indústria brasileira iniciou seus primeiros passos, sendo, contudo considerada por muitos desnecessários ao país e até perigosa, ao criar um operariado.

"O povo assistiu bestializado" à Proclamação da República, escrevia o republicano Aristides Lobo. No Rio de Janeiro, onde ocorreu o golpe final contra a Monarquia, sua participação foi simbólica, acompanhando as tropas queregressavam aos quartéis. Na primeira fase do novo regime os militares Deodoro da Fonseca (1889-91)  e Floriano Peixoto (1892-94) enfrentaram um período conturbado, com fechamento do Congresso Constituinte, Revolta da Armada, Revolta Federalista no sul do Brasil.

O primeiro presidente foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que proclamou a Republica em 15 de novembro de 1889 e conquistou o mandato atravésdo Governo Provisório.

O Governo Provisório foi responsável por acabar com a mediação da Igreja nos interesses políticos. Deodoro da Fonseca, em seu governo, estipulou a separação entre a Igreja e o Estado, determinou o fim do padroado e fez com que o casamento se tornasse um registro civil obrigatório.

Por mais que demonstrasse confiança no cargo de presidente, Deodoro da Fonseca renunciouà presidência após o fracasso da política econômica do “encilhamento”, empreendida pelo Ministro da Fazenda Rui Barbosa. O “encilhamento” permitia que grandes emissões de dinheiro fossem realizadas, o que acabou suscitando em um grave período inflacionário.

Em 1891, foi elaborada a Primeira Constituição da República, baseada no texto constitucional dos Estados Unidos. Dentre as principaismudanças estavam o rompimento com o sistema monárquico, a divisão dos três poderes independentes entre si (Legislativo, Executivo e Judiciário) e a alternância da presidência com eleições diretas realizadas no período de 4 em 4 anos. Todos os homens com mais de 21 anos letrados eram obrigados a votar e as províncias passaram a ser denominados Estados, obtendo mais autonomia federativa.

Alguns...
tracking img