Renzo piano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A arquitetura refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. Noentanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço e principalmente no espaço urbano.com isso podemos definir que cada arquiteto tem seu estilo próprio dando mais importâncias aos fatores que julga mais significante.
Renso piano é um arquiteto que da muita importância à natureza e ao contado das pessoas coma a natureza. Ele diz que a natureza daenergisa os ambientes e as pessoas dando à essas mais energia estimulo para desenvolver suas atividades. Trabalha muito com a transparência, planos vazados ou vidro. Suas abras são ousadas, na maioria das vezes, com materiais estilo e estruturas diferenciadas. Renso piano já projetou casas, apartamentos, escritório sem shopping,teatros,igrejas,pontes,navios,barcos,e carros. Segue neste relato,oregistro da vida de Renso piano e suas obras.

Bibiografia

Arquiteto de renome mundial, Renzo Piano nasceu em Génova, Itália, a 14 de Setembro de 1937. Em 1964, com 27 anos, licenciou-se na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. Enquanto estudante trabalhou em vários projetos sob a orientação de Franco Albini e acompanhava regularmente as obras de construção de seu pai, o quelhe deu uma experiência notável, quer em termos de arquitetura quer da arte construtiva. Nascido numa família de gente ligada à construção, os seus familiares costumam dizer que, foi uma sorte ele ter contrariado a lógica, e ter-se tornado, antes, num dos maiores arquitetos do mundo.
Entre 1965 e 1970 terminou a sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudona Grã-Bretanha e América.
É por essa altura que conhece Jean Prouvé, arquiteto e designer autodidata, verdadeiro apaixonado pela arte de utilizar e trabalhar o ferro, de quem se torna amigo e cuja amizade irá ter uma profunda influência na sua vida profissional.
Em 1971, Renzo Piano funda com o arquiteto britânico Richard Rogers a agência Piano & Rogers, seu sócio naquele que será o seu primeirogrande projeto de projecção mundial: o Centro George Pompidou, em Paris.
Mais tarde, em 1977, funda o ateliê Piano & Rice, juntamente com o engenheiro irlandês Peter Rice, um especialista em estruturas de aço, profissional que já havia trabalhado com Renzo Piano em muitos projetos e cuja parceria se irá prolongar até à data do seu falecimento, em 1992.
Em 1981, Renzo Piano funda o seu atualateliê, com a denominação de Renzo Piano Building Workshop, abrindo escritórios em Génova, Paris e Nova Iorque.
O ateliê conta com mais de 150 profissionais que com ele trabalham diretamente nas mais diferentes áreas,arquitetos, engenheiros, especialista.em estreita colaboração com alguns gabinetes de arquitetura associados, a que o ligam anos de experiência.
O seu portfólio arquitetônico conta comuma vasta gama de obras muito conhecidas e conceituadas a nível mundial. Uma obra sua, num qualquer lugar, torna-se rapidamente um ícone da cidade, da região ou do país.

Renzo Piano - Principais Projetos Concluídos


1964
Lightweight Structures (Estruturas Leves)
1969
Pavilhão da Indústria Italiana na Expo de Osaka 1970, Japão
1973
Edifício de escritórios para a B & B, Como, Itália1974
Um casa de família, Cusago, Milão, Itália
1977
Centro Georges Pompidou, Paris, França (com Richard Rogers)
IRCAM, Instituto de Investigação Acústica, Paris, França
1979
Participação no projeto para a reabilitação dos centros históricos, Otranto, Itália
1980
VSS veículo Experimental da Fiat, Turim, Itália
1982
Habitação no distrito de Rigo, Perugia, Itália
A. Calder exposição...
tracking img