Renoir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola EB 2,3 Luciano Cordeiro- Mirandela
8º B
Renoir

Fig.1- Pierre Auguste Renoir, Auto-retrato

Pedro Afonso
Fevereiro de 2010

Escola EB 2,3 Luciano Cordeiro – Mirandela
Educação Visual
8ºB

Pierre Auguste Renoir

Trabalho realizado por: Pedro Miguel Rodrigues Afonso - nº: 17
Professora: Maria Alice Tender

Fevereiro de 2010

Índice

Página derosto…………………………………………………………………..1
Índice………………………………………………………………………………….2
Introdução………………………………………………………………………….3
Biografia…………………………………………………………………………….4
Uma das suas obras esquecidas…………………………………………5
Imagens de obras pintadas por Renoir……………………………….6
Obras de Renoir…………………………………………………………………7\8
Pintura Escolhida……………………………………………………………….9
Conclusão…………………………………………………………………………10
Bibliografia………………………………………………………………………11

Introdução

Com este trabalhosobre o pintor Pierre Auguste Renoir, nascido em Limonges, pretendo dar a conhecer alguns assuntos que acho importantes sobre a sua carreira de artista. Ainda divulgar algumas das suas obras e as suas respectivas histórias que levaram á sua criação. Espero que com este trabalho divulgar o máximo possível da vida do pintor.

Fig.2-O Baloiço-Renoir

Biografia
Renoir nasceu em Limonges, no dia25 de Fevereiro de 1841. Aos catorze anos, entrou como aprendiz numa firma de pintores de porcelana. Seu talento natural para as cores recebeu nova direcção quando ele passou nos exames para a Ecole des Beux-Arts, ingressando no atelier Charles Gleyre onde conheceu outros jovens pintores que, mais tarde, seriam rotulados impressionistas. Para sobreviver, Renoir pintava retratos convencionais, mastambém expunha suas obras rejeitadas pelo Salão no Salon des Refusés. Uma visita à Itália, entre 1881 e 1882, inspirou-o a buscar maior consistência para sua obra. As figuras tornaram-se mais imponentes e formais, e muitas vezes abordou temas da mitologia clássica. Nos seus últimos anos de vida, também dedicou-se à escultura, com o auxílio de assistentes. Embora Pierre Auguste Renoir fosse um dosfundadores do Impressionismo e um pintor revolucionário, sua verdadeira ambição, descoberta somente em 1881 quando esteve na Itália, era ser um artista em grande estilo renascentista, como Ticiano. Antes disso, sua pintura era decorativa, com uma delicada percepção de cor que havia desenvolvido como aprendiz de pintura em porcelana. Em 1874, cansados de serem rejeitados pelo Salão, vários dessesartistas, inclusive Renoir, Monet, Sisley e Berthe Morisot, organizaram sua própria exposição. Renoir incluiu sete quadros nesta mostra, que não foi um sucesso financeiro mas deu aos pintores o nome de "Impressionistas", termo que no início era usado como uma forma de ridicularizá-los. Renoir, então, concentrou-se em criar as suas próprias e novas técnicas. Seu Guarda-chuvas, pintado durantevários anos, no início da década de 1880, foi uma composição formal cheia de planos de cores e com rígida estrutura de um quadro de Cézanne.
Percebendo que traço firme e riqueza de colorido eram coisas incompatíveis, Renoir concentrou-se em combinar o que tinha aprendido sobre cor, durante seu período impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta. o resultado foi uma série deobras-primas bem no estilo Ticiano, assim como de Fragonard e Boucher, a quem ele admirava.
Apesar das graves limitações físicas, Renoir continuou trabalhando até o último dia de sua vida. Sua grande tela exposta no Louvre, As Banhistas, foi terminada em 1918. Em 1917, ele recebeu a visita de um jovem pintor chamado Henri Matisse, que estava destinado a transportar suas idéias sobre cor a uma nova era.Renoir morreu em Cagnes, no dia 3 de Dezembro de 1919, aos 78 anos, e reconhecido como um dos maiores pintores da França.

Uma das Suas obras esquecidas
(História que originou a respectiva Criação)

O quadro "As Meninas Cahen d'Anvers" (conhecido como "Rosa e Azul"), pintado por Renoir em 1881 foi encomendado pelo banqueiro Louis Raphael Cahen...
tracking img