Renhegenharia

857 palavras 4 páginas
REENGENHARIA REDESENHO DE PROCESSOS: PONTOS CRÍTICOS E DESAFIOS

Assim como a produtividade foi a buzzword nos anos 70 e qualidade foi o tópico mais quente nos anos 80, a palavra processo, nesta década, está na boca de todos. Nos últimos cinco anos, empresas de todos os tamanhos e indústrias começaram a conscientizar-se da necessidade de melhorar seus processos de negócios. Todos estão fazendo - ou pelo menos dizendo fazer - "melhoria de processos", "redesenho de processos" ou "reengenharia de processos".
Assim como outros esforços de melhoria de performance, a grande maioria das organizações pode apontar como resultado dos seus esforços: otimização de custos, melhorias de qualidade e redução de ciclos. Entretanto, existe mais barulho do que música, mais atividades do que resultados. Nossa experiência revela que muitas das falhas para realizar o potencial de retorno sobre os investimentos da melhoria de processos advêm de sete pontos principais.
1) Desvinculação da melhoria de processos das questões estratégicas do negócio. Projetos de melhoria de processos devem ser dirigidos por uma questão crítica para a organização, tal como lucratividade, market share, satisfação do cliente etc.. Também devem estar vinculados a objetivos mensuráveis. Se executados de outra forma, os esforços de melhoria perdem suporte da alta administração e das equipes de trabalho. É importante saber que o número de equipes e o número de diagramas de fluxo de processos não devem ser indicadores de sucesso. O grande retorno sobre o investimento na melhoria de processos advém do seu uso para implementar a estratégia do negócio.
2) Não envolvimento das pessoas certas, especialmente do Top Management. A melhoria de processos não deve ser realizada por outsiders, mas sim pelas pessoas envolvidas no processo, incluindo clientes e fornecedores. A deficiência primária desta abordagem não está na análise minuciosa ou no conhecimento que permeiam as recomendações dos consultores externos.

Relacionados