Renha critica de o poder e a lei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia, Política e Direito


FILOSOFIA


Historiadores afirmam que a Filosofia possui data e local para seu surgimento, especificamente no final do século VII e inicio do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor, na cidade de Mileto sendo Tales de Mileto o primeiro filósofo. Logo dizem também que a Cosmologia foi o primeiro conteúdo a ser abordado, sendocosmo (mundo ordenado, organizado) e logia (pensamento racional, conhecimento). Sendo assim a Filosofia nasce como conhecimento racional da ordem do mundo ou da natureza.
Podem ser apontadas algumas condições históricas para o surgimento da Filosofia na Grécia como as viagens marítimas que possibilitou descobrir os locais que os mitos diziam ser habitados por deuses, titãs e heróis eramna verdade habitados por outros seres humanos. Essas viagens produziram na verdade o efeito de desmistificação do mundo, passando a partir daí surgir explicações sobre sua origem, explicações essas que o mito já não mais podia oferecer. A invenção do calendário que lava a uma percepção de que o tempo é algo natural e não mais um poder divino incompreensível. A invenção da moeda que possibilitou umatroca abstrata, feita pelo calculo atribuindo valor semelhante a coisas diversas. O surgimento da vida urbana que levou ao estímulo das artes, das técnicas e do conhecimento, criando assim um ambiente favorável ao surgimento da Filosofia. A invenção da escrita alfabética que diferente dos outros tipos de escrita, não representa a imagem das coisas, mas aquilo que realmente se pensa sobre ascoisas e por fim a invenção da política que traz consigo dois novos elementos fundamentais para o surgimento da Filosofia.
Esses três elementos são a ideia de lei como expressão da vontade coletiva que busca o melhor para o todo nas suas relações internas, o surgimento de um aspecto publico, que faz aparecer um novo tipo de palavra ou e discurso. Agora com a cidade política surge a palavra comodireito de todo cidadão de emitir em publico sua opinião e a política que estimula um pensamento não mais formulado a partir de seitas secretas, mistérios e sagrados. Todavia que sejam públicos, ensinados, transmitidos e discutidos, aspectos fundamentais para a Filosofia.
Aristóteles classifica os campos do conhecimento filosófico tais como:
Ciência produtiva que estuda aspraticas produtivas ou suas técnicas por meio da ação humana que são a arquitetura, a economia, a medicina, a pintura, a escultura, a poesia, o teatro, a oratória, a arte da guerra, da caça, da navegação dentre outras.
Ciências pratica que estudam as praticas humanas enquanto ações que tem nelas mesmas o próprio fim que são a ética, as virtudes morais e a política.
Ciências teoréticas,contemplativas ou teóricas que estudam as coisas que existem independente dos homens e de suas ações que não são criadas pelo mesmo e por isso só podem ser contempladas como as coisas da natureza e as coisas divinas.
A partir do século XIX o otimismo do Positivismo levou a crer que a Filosofia num futuro próximo iria desaparecer dando lugar à ciência e todas as respostas seriam dadas porela. No entanto no século XX a Filosofia concluiu que a ciência não possuía princípios totalmente certos e que seus resultados poderiam ser duvidosos. Com isso a Filosofia voltou a afirmar seu papel de compreensão e interpretação crítica das ciências, discutindo a validade de seus princípios.


POLÍTICA

Pode-se definir Política como a atividade que diz respeito à vida publica.Etimologicamente sabemos que polis significa cidade, logo Política é a arte de governar, de gerir os destinos das cidades. Para que o homem seja político, basta que atue na vida pública, estando investido de poder para sinalizar os rumos que a sociedade deve tomar na tentativa de realizar o bem comum.
A Política e a Filosofia nasceram na mesma época e por isso diz-se que as duas são filhas...
tracking img