Renda per capita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No latim original, per capita significa por cabeça, portanto trata-se de uma renda por cabeça.
A renda per capita ou rendimento per capita é um indicador que ajuda a saber o grau de desenvolvimento económico de um país ou região (é a soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes) e consiste na divisão da Renda Nacional, Produto Nacional Bruto (PNB) menos osgastos de depreciação do capital e os impostos indirectos pela sua população. Por vezes o Produto Interno Bruto (PIB) é usado.
Pode-se facilmente obter a renda per capita de um país em determinado ano através do seguinte cálculo: basta dividir o valor do PIB do ano em questão pelo número de habitantes do país no citado ano.

|
DESENVOLVIMENTO
A renda é calculada para o ano. Isto ocorreporque a apuração consolidada do PIB é realizada somente ao final do ano. Com relação as diferenças encontradas, devem-se basicamente a forma de contabilização, ou seja, preços correntes, ou série histórica normalizada.
Embora seja um índice muito útil, por se tratar de uma média esconde várias disparidades na distribuição de renda. Por exemplo, um país pode ter uma boa renda per capita, mas umalto índice de concentração de renda e grande desigualdade social. Também é possível que um país tenha uma baixa renda per capita mas não haja muita concentração de renda, não existindo assim grande desigualdade entre ricos e pobres. Os atuais países com a mais alta renda per capita são o Luxemburgo, a Suíça, a Noruega e a Suécia. (em PPC).
Também é importante notar que é impossível comparar asrendas per capita dos vários países com precisão, porque os preços dos mesmos produtos não são iguais e as diferenças entre os preços dos produtos são desproporcionais entre si, o que torna impossível saber com certeza se um país X tem uma renda per capita maior que um país Y, mesmo usando corretores de PPC. As estatísticas de renda per capita são usadas para se ter uma idéia grosseira do nível devida dos habitantes de vários países e da produtividade industrial desses mesmos países.
A quantidade total de bens e serviços produzidos dentro de um país, por agentes nacionais ou estrangeiros, durante um ano constitui o Produto Interno Bruto (PIB). O PIB refere-se apenas à produção interna, isto é, realizada no país, dentro do seu território, por agentes de qualquer nacionalidade.
Quando sequer a produção excluindo-se agentes estrangeiros, o índice utilizado é o Produto Nacional Bruto (PNB).
Em suma, o PNB é a soma da produção dos agentes nacionais em qualquer parte do mundo. Na prática, contudo, salvo raríssimas exceções, a diferença em valor entre o PIB e o PNB de um país é pequena.
PIB = toda a produção anual de bens e serviços ocorrida dentro do território do país, produzidos poragentes nacionais e estrangeiros.
PNB = é igual à produção interna somada aos recursos vindos do exterior e subtraída pelos que saem do país.
A renda per capita ("por pessoa", "por cabeça") mostra a renda média da população. Normalmente os países desenvolvidos têm PIB e renda per capita maiores que os dos países subdesenvolvidos. As excepções são países com pequena população, mas que possuemalguns bilionários deixando um enorme desvio-padrão de renda e aparentando possuir elevada renda média como é o caso dos Emirados Árabes Unidos com um PIB per capita de US$ 55.028 (em 2009), o 14º maior do mundo e outros pequenos países árabes.
Os Estados Unidos possuem uma economia gigantesca, a maior do mundo, com um PIB superior a 14 trilhões de dólares, ao passo que alguns países pobres, comoa República Democrática do Congo, têm um PIB de apenas 8,5 bilhões de dólares.
Entretanto, nem sempre um grande PIB corresponde a uma elevada renda per capita, pois ela não depende apenas das riquezas produzidas, mas também do tamanho da população do país. A China, por exemplo, tem um PIB PPC de mais de onze trilhões de dólares - segundo maior do mundo (FMI-2011). Porém, devido à sua imensa...
tracking img