Religião: Adaptabilidade, Espetacularização e o Capital Sacralizado Na Contemporaneidade

2896 palavras 12 páginas
Religião: Adaptabilidade, Espetacularização e o Capital Sacralizado Na Contemporaneidade1
Rozivan Ferreira De Jesus2
Resumo
Na contemporaneidade a religião se vê, de certo modo, ameaçada pelos surpreendentes avanços do conhecimento científico. Este molda a sociedade de tal modo que a religião produz mecanismo de defesa que possibilite a sua adaptação ao modernismo. Tal processo transforma o objeto da religião em um dos maiores ídolos de espetacularizações. No entanto, isso traz consigo um verdadeiro sistema de mercado capitalista, pois o sagrado é fonte inesgotável do capital sacralizado que é o alvo ultimo do espetáculo sacro. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivo fazer uma análise dos meios de adaptações da religião, de modo especial ao cristianismo, à sociedade contemporânea que é regida pelo domínio científico e tecnológico desde o século XVII com ascensão dos iluministas. E as consequências dessas adaptações, como a espetacularização e o mercado do sagrado. A análise de tais temas é de suma importância para todos, pois possibilita uma visão clarificada da realidade oculta no cotidiano de cada ser humano que professa seu credo independentemente de sua denominação religiosa, pelo fato de a religião ser motivo de mais alento ao homem e não aumento do sofrimento, como se constata na atual realidade. A análise desta constatação está, neste artigo, constituída de um tema geral e quatro subtemas visto que o primeiro é uma situação aos três últimos.
Palavras-chaves: religião, contemporaneidade, adaptabilidade, espetacularização, sacralizar, necessidade, mercado, angústia, esperançoso.
Considerações inicias
A religiosidade é inerente ao ser humano independentemente se há uma profissão de fé em um ser divino ou se apenas se relaciona a sua com a transcendência. Pois a religiosidade é impregnada a essência do homem. Por isso, ele é um ser que busca incessantemente respostas aos seus problemas na esfera material e espiritual.
Mesmo que o homem encontre

Relacionados