070660111155

913 palavras 4 páginas
O UNIVERSO ESPERITUAL DA POLIS
Dandara Mendes Fabiano do Rosario – R.TV 1º Periodo
FICHAMENTO
O aparecimento da polis constitui, na história do pensamento grego, um acontecimento decisivo. Certamente, no plano intelectual como no condomínio das instituições, só no fim alcançará todas as suas consequências ; a polis conhecera etapas múltiplas e variadas, entretanto, desde seu advento, que se pode situas entre os séculos VIII e VII, marca um começo , de uma verdadeira invenção; por ela, a vida social e as relações entre os homens tomam uma forma nova, cuja originalidade será plenamente sentida pelos gregos.
[...] Esse poder da palavra de que os gregos farão uma divindade: peithó, a força de persuasão lembra a eficácia das palavras e das fórmulas em certos rituais religiosos
[...] A palavra não é mais o termo ritual, a fórmula justa, mas o debate contraditório, a discussão, a argumentação. Supõe um público ao qual ela se dirige como a um juiz que decide em ultima instancia, de mãos erguidas, entre os dois partidos que lhe são apresentados; é essa escolha puramente humana que mede a força de persuasão respectiva dos dois discursos, assegurando a vitória de um dos oradores sobre seu adversário.
[...] Todas as questões de interesse geral que o soberano tinha por função regularizar e que definem o campo da arché são agora submetidas a arte oratória e deverão resolver-se na conclusão de um debate .
[...] A arte politica é essencialmente exercício da linguagem; e o logos, na origem, toma consciência de si mesmo, de suas regras, de sua eficácia, por intermédio de sua função politica.
[...] Uma segunda característica da polis é o cunho de plena publicidade dada as manifestações mais importantes da vida social. Pode-se mesmo dizer que a polis existe apenas na medida em que se distinguiu um domínio público nos dois sentidos diferentes, mas solidaris do termo.
Era a palavra que formava, no quadro da cidade, o instrumento da vida politica; é a

Relacionados