Religiao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE ANTROPOLOGIA BÍBLICA








Por Enoque de Lima Arruda*












*Enoque de Lima Arruda é formado em Bacharel em Teologia pela FTBP/SP e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em Ciência das Religiões pelas Faculdades Integradas Jacarepaguá/RJ. Atualmente é Pastor da Primeira Igreja Batista em Rio dasPedras e professor da Faculdade Nacional de Teologia (FANATEL). É um dos autores da Revista Edifica.






2011
INTRODUÇÃO[1]



A antropologia, por definição, é simplesmente o estudo do homem. Porém, a antropologia bíblica é distina da antropologia científica em fundamento, abordagem e propósito. A diferença no fundamentoencontra-se, exclusivamente, na Revelação Especial de Deus ao homem; na bordagem, a diferença reside no fato de que a primeira é feita a partir da visão bíblica do homem e, a segunda, do homem pelo homem; no propósito a diferença que a bíblica procura demonstrar a postura privilegiada do homem em realação às outras criaturas, bem como sua atual depravação moral diante de Deus. A antropologia bíblicaocupa-se unicamente com o que as Escrituras Sagradas dizem a respeito do homem e da sua relação com o Criador. Ela restringe-se à Palavra de Deus e a confirmação que a experiência humana pode dar testemunho que confirme a verdade revelada. Então, o termo “antropologia” é usado tanto na Teologia (homem em relação a Deus), como na Ciência (História Natural da Raça, Psicologia, Sociologia, Ética,Anatomia, Fisiologia e História Natural). O conhecimento dessa doutrina servirá de alicerce para entender melhor as doutrinas sobre o ‘pecado’, o ‘juízo’ e a ‘salvação’ e tantos outros ensinamentos bíblicos concernentes ao homem e seu relacionamento com o Criador.
Em geral, usamos como paradigma de formação cristã a visão de ser humano que é adotada e disseminada pela nossasociedade; uma visão preocupada em atender às demandas sociais e mercadológicas. Podemos reproduzir impunemente essa visão de ser humano? Ou ter uma visão de ser humando pautada na Bíblia? A antropologia bíblica apresenta uma visão coerente expressa na Bíblia, no que se refere ao ser humano conforme os propósitos do Criador.


2. A ORIGEM DO HOMEM



Por certo não existe pergunta commaior bagagem de discussão do que esta: “De onde veio o homem?” Historicamente o homem, como ser intelectual, vem buscando respostas para essa pergunta desde tempos imemoriais. Relatos de civilizações antigas provam que essa resposta não é tão fácil. No entanto, as escrituras narram com muita clareza todo o processo da criação. Mas com certeza, muitos estudiosos e cientistas não vêem com bonsolhos. Assim sendo, muitas respostas foram aventadas no decorrer da história para tentar responder ao homem essa intrigante inquietação.

2.1. Evolução Ateísta

A palavra evolução indica um processo crescente ou em desenvolvimento. Mas quando é aplicada ao homem tem seu significado muito mais expressivo, pois envolve suas origens. Assim, a Evolução Ateísta preocupa-se em respondera pergunta em pauta demonstrando apenas um processo natural no que tange a origem da primeira substância como do desenvolvimento desta. Não se pode negar ao certo que mudanças ocorreram através dos tempos, entretanto, para os evolucionistas, essas mudanças incluem a geração de novas espécies e de formas mais complexas a partir de formas de vida mais simples. Essa ótica dispensa a ideia de Deus oude sua atividade, fato bem evidenciado pela identificação desta corrente ideológica. Isso pode ser demonstrado pelas palavras do próprio Charles Darwin, pai de muitos dos pensamentos dessa corrente: “Não darei absolutamente nada pela teoria da seleção natural se ela requerer adições milagrosas em qualquer de seus estágios”. É patente que o fundamento desse tipo de raciocínio é a ciência...
tracking img