Religiao ritual e cura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A importância dos cultos religiosos na interpretação e tratamento da doença tem sido amplamente reconhecida na literatura. As explicações reducionistas da medicina, os sistemas religiosos de cura oferecem uma explicação à doença que a insere no contexto sociocultural mais amplo do sofredor. Mais do que atribuir uma causa objetiva a estados confusos e desordenados, a interpretaçãoreligiosa organiza tais estados em um todo coerente. O tratamento médico despersonaliza o doente. O tratamento religioso visa agir sobre o individuo como um todo, reinserindo lhe como sujeito, em um novo contexto de relacionamentos.
A passagem da doença à saúde pode vir a corresponder a uma reorientação completa do comportamento do doente na medida em que transforma a perspectiva pela qual estepercebe seu mundo e relaciona-se com outros. Fundamental é identificar os meios pelos quais as terapias religiosas efetuam tal transformação. Tantos estudos tem se voltado para uma compreensão do ritual enquanto espaço por excelência, em que os doentes são conduzidos a uma reorganização da sua experiência no mundo.

O RITUAL ENQUANTO PRÁTICA TRANSFORMATIVA
O ritual enquanto prática transformativainduz seus participantes a perceberem de forma nova o universo circundante e sua posição particular nesse universo. Geertz (1973) explorou essa ideia ao sugerir que a briga de galos balinesa, organiza experiência e sensações do cotidiano dos balineses em um “todo” ordenado, constituindo para estes uma espécie de “educação sentimental”. Turner (1967, 1969, 1974, 1975) escreveu extensamente como osrituais operam de modo a conduzir os indivíduos a determinados estados e atitudes frente ao mundo, através de fortes estímulos sensoriais e intelectuais. O ritual produz uma transformação da experiência de seus participantes. O uso de metáforas estendem a experiência informe do movimento que conduz a performance. As metáforas estendem a experiência informe do sujeito a domínios mais concretos ereconhecíveis. Os indivíduos procuram se situar mais favoravelmente em um determinado contexto social. A encenação das metáforas em um contexto ritual, constrói uma forte analogia entre o domínio encenado e o domínio da experiência cotidiana dos participantes. Durante a performance de um ritual os indivíduos passam de uma situação de meros expectadores a participantes diretos do drama encenado,respondendo a vários estímulos visuais, auditivos e olfativos.
Outro elemento importante na analise do ritual enquanto performance diz respeito ao uso dos meios – canto, dança, discurso formal, comédia, etc. A utilização de determinadas meios durante a performance facilita a construção de certos cenários, contribuindo para persuadir os indivíduos a reorientarem sua ação em função dos novoscontextos construídos. O ritual produz cura na medida em que permite uma mudança na perspectiva subjetiva pela qual o paciente e comunidade percebem o contexto da aflição. Entendida como dinâmica de persuasão que envolve a construção de um novo mundo fenomenológico para o doente. O doente é persuadido a redirecionar sua atenção a novos aspectos de sua experiência ou a perceber esta experiência segundonova ótica. A cura consistiria, assim, não no retorno ao estado inicial, anterior a doença, mas na inserção do doente em um novo contexto de experiência.

RITUAL E CURA NO CONTEXTO BRASILEIRO
No Brasil, há uma pluralidade de cultos religiosos que oferecem serviços de cura. Cada qual visa, através de seus rituais, reconstituir a experiência dos indivíduos de modo a conformá-la a estes papéis.O Járê, variante do candomblé de caboclo, encontrado na Chapada Diamantina, região setentrional da Bahia. Nas zonas de agricultura da Chapada Diamantina, o Jarê constituo um culto de pequenos lavradores voltado, em grande medida, para a interpretação e tratamento da aflição (Rabelo, 1990). Tais atividades são realizadas pelos caboclos e que veem como espíritos selvagens, poderosos e...
tracking img