Religiao monoteista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO TEOLOGICO QUANDRANGULAR
DISCIPLINA INTRODUCAO A TEOLOGIA

BRUNA REGO ORENGEL

RELIGIÕES MONOTEÍSTAS

BRAGANÇA-PA
2013

1 - INTRODUÇÃO

O escopo do presente trabalho é tão somente explicar de forma clara e concisa o que é Religião Monoteísta, quais são essas religiões e as principais características das mesmas.
Explicarei primeiramente o que vem a ser o monoteísmo, emseguida abordarei cada religião isoladamente e depois farei uma comparação mostrando no que são semelhantes, no que diferenciam e suas relações para finalmente concluir o trabalho.
Para começarmos a falar, a Religião Monoteísta é uma religião que acredita ou que crê na existência de um único Deus onde este é onipotente, onisciente e onipresente, tendo assim uma conduta perfeita a qual devemos adorar,seguir e prestar culto.
Entre as religiões monoteístas as que mais se destacam são: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
O Cristianismo é, sem dúvida, a que conta com maior número de fiéis e a que está mais difundida em todo o mundo e o Judaísmo é a mais antiga das religiões monoteístas do mundo e a que tem o menor número de fiéis. Embora divirjam em importantes aspectos doutrinários, essas trêsvertentes permanecem irmanadas por sua crença no caráter divino da revelação de Jesus, na existência de um Deus único em três pessoas, iguais em natureza e dignidade, que criou o mundo do nada, e nos princípios essenciais da cristandade: amor a Deus sobre todas as coisas, traduzido necessariamente no amor ao próximo, e a fé na chegada do reino de Deus.
Nesse estudo falarei detalhadamente adoutrina dos três principais seguimentos religiosos monoteístas e seus costumes.

2 – JUDAÍSMO
O Judaísmo é a mais antiga das três religiões monoteístas principais. Ela surgiu da religião mosaica e tem ramificações, porém defende um conjunto de doutrinas na qual sua principal característica é a crença no Deus único e criador chamado "Adonai" (YHWH) a qual elegeu Israel como povo para receber arevelação da Tora (os mandamentos de Deus)..
Nos finais do século XVIII, no Iluminismo o Judaísmo ainda se ramificou em quatro correntes: O conservador, ortodoxo, reformista (ou liberal) e reconstrucionistas.
O Judaísmo Conservador essa doutrina não admite modificações profundas em suas liturgias e crenças, mas permite a adaptação de alguns hábitos de acordo com a necessidade de seus fieis.
OJudaísmo Ortodoxo se caracteriza pela observação relativamente rigorosa dos costumes e rituais em sua forma mais primitiva e tradicional, segundo as regras estabelecidas pela Torá e pelo Talmud.
O Judaísmo Reformista ou liberal é um movimento dentro do judaísmo que defende a introdução de novos conceitos e idéias nas práticas judaicas, com o fim de adaptá-las ao momento atual.
E por último o JudaísmoReconstrucionista que deu ênfase à uma reinterpretação do judaísmo ao século XX onde não considera a lei judaica suprema, porém as práticas individuais devem ser tomadas sob consenso contextual.

2. 1- A Doutrina
O Monoteísmo é o princípio básico é afirmação da crença nesta profissão de fé judaica. Um só Deus uno, criador, onipresente, oniciente e onipotente que é ilimitado e influenciatudo no universo.
2.1.1- Revelação
Há uma relação especial entre o povo judeu e Deus que se manifesta pela revelação de geração a geração. A Torá seria a prova disso. A história judaica também foi inspirada pelas profecias dos profetas e os conjuntos destas estão reunidas nas escrituras hebraicas conhecidas como Tanakh. A profecia apenas anuncia a vontade divina dando advertência, esta não possuicaráter advinhatório.
2.1.2- Messias
Há a crença na escatologia judaica e na vinda do Messias, embora o Messias não seja mensionado no Torá. A maioria dos judeus acreditam que o messias será um homem judeu , filho de um homem e de uma mulher da linhagem do Rei Davi e reinará Israel na Terra Santa sob o domínio de YHWH. Hoje em dia já pensam em um período de paz que eles nomeam como "tikkun...
tracking img