Relevo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (319 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relevo !
O relevo corresponde ao conjunto de formação apresentadas pela litosfera. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra.A estrutura geológica diz respeito ao tipo de rocha (magmática, sedimentar ou metamórfica), bem como à idade que elas apresentam mais antigas ou mais recentes. As características das tais rochascondicionam a ação dos fatores modificadores do relevo os chamados agentes de erosão.
Fatores do relevo

Os fatores internos são responsáveis pela elevação ou rebaixamento da superfície da crostaterrestre, os fatores externos, por sua vez, causam modificações nessa superfície

Internos: tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos;
Externos: intemperismos, águas correntes, vento, mar, gelo, seresvivos, entre outros.

AGENTES INTERNOS
atuam a partir do interior da crosta terrestre (exemplo: atividades vulcânicas, deslocamento das placas tectônicas e os terremotos)

AGENTES EXTERNOSatuam a partir da superfície terrestre – ação dos ventos, das chuvas, das águas, dos rios, do gelo , dos mares e dos seres vivos, principalmente, o homem.
Formas de relevo !
Montanhas
Grandeselevações naturais da superfície da Terra. Um conjunto de montanhas alinhadas constitui uma serra ou cadeia e esta se for muito extensa e muito alta recebe o nome de cordilheira.
Planaltos
Áreaselevadas e geralmente onduladas, que sofrem erosão constante. Ocorrem em qualquer altitude, mas são freqüentes acima dos duzentos metros.
Planícies

Áreas geralmente planas, mais baixas que as formasvizinhas. Nas planícies ocorre um fenômeno oposto a erosão, pois elas recebem e acumulam restos de rochas trazidas de áreas próximas pela água ou pelo vento.
Depressões

Formas de relevo bemmais baixas que as que estão a sua volta. Chamamos depressão absoluta quando fica abaixo do nível do mar e depressão relativa quando fica acima do nível do mar, mas muito abaixo das formas ao seu...
tracking img