Relaões trabalhistas-leis, tendencias,sindicato

910 palavras 4 páginas
Resumo.

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu
Dr. P. era um músico excelente, cantava e leciona numa faculdade. Os primeiros problemas apareceram com seus alunos. Às vezes, não reconhecia seus alunos somente vendo-os, mas estes tinham que se pronunciar em voz alta. Incidentes como estes foram se repetindo. O músico também estava confundindo hidrantes e parquímetros com crianças. A situação foi ficando embaraçosa, mas ele pensava não ser nada sério, pois sua capacidade musical estava intacta.
Três anos mais tarde se manifestou o diabetes no Dr. P e com medo de alguma sequela foi ao oftalmologista. Este após rigoroso exame constatou não haver problemas com a visão, mas indicou que procurasse um neurologista. O musico marcou uma consulta com o Dr. Sacks.
A primeira vista o neurologista percebeu algo estranho na maneira como o Dr. P o encarava, parecia não ver o todo - seu rosto. O autor descreve que o homem parecia ter uma falha na interação entre olhar e expressão. Descarta a demência, pois o músico se mostrava culto, simpático, falava bem e com fluência, imaginação e humor. Pleno de suas faculdades mentais.
Dr. Sacks faz o exame neurológico – força muscular, coordenação, reflexos, tono. Percebe que os reflexos do lado esquerdo eram ligeiramente anormais. Quando confundiu seu pé com o sapato, o médico ficou confuso: seria erro, brincadeira ou patológico. No exame seguinte, a observação de uma figura, o neurologista constatou que o musico via somente detalhes que lhe chamavam a atenção, nunca como uma imagem completa, o todo.
Quando Dr. P mesmo deu o exame por encerrado, procurou seu chapéu em volta, então colocou a mão na cabeça de sua mulher, tentou erguê-la e tirá-la para por em sua própria cabeça. Sua esposa parecia acostumada com situações assim.
O neurologista não conseguia entender o que acabara de ocorrer em termos neurológicos convencionais. Decidiu então visitar o musico em sua casa.
Quando visitou à casa do Dr. P, alguns dias depois, o

Relacionados

  • Teatro-Jornal no Brasil
    35434 palavras | 142 páginas
  • ATOYEBI Um Estudo Das Relacoes Bilaterais Entre O Brasil E A Nigeria
    24906 palavras | 100 páginas