Relação entre Behaviorismo e humanisno

937 palavras 4 páginas
Nome: Érika Thamires de Oliveira
TEMA: Relação Behaviorismo/Humanismo
O papel do sujeito e do mundo na construção do conhecimento na abordagem Humanista é compreendida da seguinte forma, o sujeito é o ser situado no mundo, é um projeto permanente e inacabado, que não nasce com um destino pré-determinado. O sujeito é construído através das experiências pessoais e por esse motivo possui um papel central na elaboração e criação do conhecimento.
O mundo é algo produzido pelo sujeito (homem) diante de si mesmo, diante daquilo que ele (sujeito) faz, pensa e sente. Mesmo sendo a realidade (mundo) ele é compreendido como fenômeno subjetivo. Na construção do conhecimento segundo o humanismo o mundo tem o papel de ser o resultado de toda elaboração e criação do sujeito.
Já na abordagem Behaviorista não é o homem (sujeito) que constrói, ele ocupa o papel de resultado do meio, nessa abordagem o sujeito é a conseqüência das influências ou forças existentes no ambiente. Já o mundo nessa abordagem pode ser compreendido como algo que também é construído , algo manipulável, e exerce o papel de definidor do sujeito, pois na abordagem Behaviorista quando o mundo se altera altera-se, modifica-se o comportamento do sujeito, sendo assim a sua forma de aprender, conhecer.
Todo esse papel do sujeito e do mundo culmina na escola pode-se notar que no Humanismo o objetivo da escola é o de oferecer condições que possibilitem a autonomia do aluno, desenvolve-se em seu processo de vir-a-ser, no Behaviorismo a escola é entendida como agência educacional e que tem como principal objetivo adotar formas de controle de comportamento, devendo manter ou em parte modificar os padrões aceitos como úteis.
E a escola apenas consegue desenvolver o seu papel em ambas ás abordagens, através do processo de ensino aprendizagem, não podemos deixar de dizer que cada abordagem enxerga e desenvolve esse processo de maneiras diferentes no Humanismo observa-se que o processo de ensino-aprendizagem das-

Relacionados