potabilidade da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
POTABILIDADE DA ÁGUA 3

Verificar a potabilidade da água significa analisá-la para saber se o consumo é seguro, ouseja, se a ingestão da água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer aos padrões de qualidade estabelecidos na Portaria 518 do Ministério daSaúde. 
Segundo a Portaria 518 a verificação da potabilidade é dividida em classes de análises, sendo as mais frequentes as análises físico-químicas do padrão de aceitação para consumo humano  e asanálises bacteriológicas do padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano.

Análises periódicas irão garantir a sanidade da água proveniente da rede hidráulica, poço ou fonteservindo, também, para indicar o momento propício para limpeza das caixas d'água.

Como a água é habitada por diversos tipos de micro-organismos e se não tratada pode ser motivo de transmissão de doençasinfecciosas e parasitárias são realizadas análises para verificar os parâmetros bacteriológicos, conheça os parâmetros analisados.
Coliformes Totais (CT): Reúne um grande número de bactérias, entreela Escherichia coli, de origem exclusiva que dificilmente se multiplica fora do trato intestinal.
Coliforme Fecal (CF): Pertencem a esse subgrupo os microrganismos que aparecem exclusivamente no tratointestinal. E a diferença entre os coliformes fecais e totais é realizada através da temperatura, os primeiros continuam vivos a uma temperatura de 440ºC.
Estreptococos Fecais (EF): Pertencem a essesubgrupo os microrganismos que ocorrem apenas na flora intestinal do homem e dos animais de sangue quente.
CONTAGEM DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS
 
COMO CONTROLAR A QUALIDADE DA ÁGUA?O controle de qualidade microbiológica da água é usualmente realizado através da pesquisa de bactérias do grupo coliforme, cuja presença evidencia o risco da...