RELAÇÃO DOS FITO-HORMONIOS COM CRESCIMENTO RADICULAR

1173 palavras 5 páginas
RELAÇÃO DOS FITO-HORMONIOS COM CRESCIMENTO RADICULAR
LUZ, Marcos F.
RESUMO
A influencia de fatores endógenos no crescimento e de desenvolvimento radicular esta diretamente ligado a atividade dos fito hormônios, o grupo das auxinas e o grupo das citocininas são os principais promotores desta, pois agem diretamente no processo de expansão celular desta região, promovendo assim o aumento de tamanho e numero de raízes em um menor espaço de tempo .
Palavras chave: Crescimento, Promotores, Tempo.
1 INTRODUÇÃO Os vegetais de forma geral são influenciados por fatores endógenos e exógenos. Tais influências podem ser observadas nas etapas de desenvolvimento das plantas, desde as mudanças estruturais e funcionais até crescimento, maturação, senescência e propagação da espécie. Para as raízes não é diferente. Como parte integrante do reino vegetal, também estão sujeitas a todas as variabilidades, ambientais ou intrínsecas. Os fatores ambientais são caracterizados como temperatura, clima, radiação e umidade. E entre os fatores endógenos aos vegetais, estão os fito-hormônios. Estes últimos podem ser diretamente relacionados ao crescimento radicular. Assim, tem-se como objetivo deste trabalho confrontar a relação dos fito-hormônios com o crescimento e desenvolvimento das raízes.
2 RAÍZES As raízes de forma geral são responsáveis primariamente pela fixação do vegetal ao solo e pela absorção de água e sais minerais. Porém também podem assumir a função de reserva, suporte e respiração. De acordo com o estágio de desenvolvimento, as raízes podem apresentar 5 regiões distintas: colo, zona de ramificação, zona pilosa, zona de crescimento e coifa. São classificadas em subterrâneas, aéreas e aquáticas. Dentre as subterrâneas destacam-se: axial, ramificada, fasciculada e tuberosa; aéreas: estranguladora, grampiforme, respiratória, suporte, sugadora e tubular; aquáticas. Para as dicoledônias pode ser observado crescimento primário (longitudinal) e crescimento

Relacionados