Relatório Química Analítica Coltec 2013

1103 palavras 5 páginas
COLÉGIO TÉCNICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Amanda Paula Flores Pereira, Daniel Reis, Mateus Brasil e Rogerio Emanuel Rodrigues Carvalho

Aula Prática Número 02:
Calibração De Vidrarias

Belo Horizonte,
Março 2013
I. Objetivos

Verificar se os instrumentos de medida de volume se encontram em condições ideais de trabalho.

II. Introdução
Devido à existência de erros sistemáticos e instrumentais, a determinação e calibração da vidraria a ser utilizada são essenciais para a garantia de medições de volumes mais exatos e precisos. Portanto, as vidrarias devem ser certificadas, para que sejam constatados sinais de degradação como, por exemplo, escalas errôneas.
Os equipamentos, em geral, devem ser manipulados de forma cuidadosa, especialmente os volumétricos, que são sensíveis a diversos fatores, como a temperatura, pois o seu resultado final poderá não apresentar uma boa confiabilidade.
O procedimento de calibração pode ser feito no próprio laboratório, ou em laboratórios especializados utilizando materiais de referência.

QUESTIONÁRIO:
1) Como deve ser realizada a limpeza de vidraria utilizada em análise quantitativa? Quais os erros que podem resultar de uma limpeza inadequada?
Vários detergentes são encontrados no mercado para este fim e devem ser usados conforme as instruções de uso dos fabricantes. As causas mais comuns de imperfeições na limpeza são restos de detergentes e gorduras. No caso de gorduras, quando em grande quantidade, emprega-se um solvente orgânico (ex. éter de petróleo) seguido de lavagens com água e com um agente oxidante. Normalmente emprega-se soluções ácidas para limpeza de vidraria, pois materiais de vidro não são atacados por ácidos (exceto ácido fluorídrico). Em muitos casos, dependendo do estado em que se encontra o material volumétrico, é suficiente o uso de detergentes. Frascos,

Relacionados

  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas