asdzfa

3714 palavras 15 páginas
TEORIA DA ADM.
ETAPA 1
1. A administração realmente é uma habilidade humana. Porém, uma habilidade que foi séculos adquirida depois de muitos séculos de evolução, pela necessidade de organização aos homens de negócios.

A história da Administração começou há 5.000 A.C., na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorara resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar.

A capacidade administrativa do homem é muito antiga. Há 3000 anos, na construção das pirâmides do Egito, certamente trabalharam eficientes gerentes e supervisores, capazes de organizar o trabalho de milhares de pessoas. Entretanto, apenas recentemente, houve preocupação de analisar a administração de modo sistemático e coerente.
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa.
O campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas. A habilidade humana consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
Além disso, tem outras habilidades que compõe a habilidade humana, habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional. Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. É muito importante para o nível institucional.

Acontecimentos sociais que

Relacionados