Relatório_MRU

1594 palavras 7 páginas
1. Introdução

O movimento é uma característica do Universo, que pode ser observado em vários fenômenos, desde fatos do cotidiano, como a queda de uma simples bola de tênis, até a agitação dos átomos e moléculas no microcosmo e a movimentação das estrelas e galáxias no macrocosmo.

A cinemática é a parte da física que descreve os movimentos, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante, sem se preocupando com suas causas.

1. 1 Conceitos básicos para o estudo dos movimentos
Movimento: um ponto material está em movimento em relação a um dado referencial quando sua posição varia no decorrer do tempo. Veja a figura a seguir que o passageiro no interior do ônibus está em repouso em relação ao ônibus e ao motorista, porque a sua posição em relação a eles é sempre a mesma. Já em relação ao observador fixo na Terra, tal passageiro está em movimento, porque sua posição muda com o decorrer do tempo.

Trajetória: é o lugar geométrico das posições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea, dependendo do referencial considerado. Observamos na figura abaixo que se unirmos as sucessivas posições do móvel por uma linha contínua, obteremos a trajetória descrita pelo móvel para o referencial adotado.

-3-

Referencial: é o local onde um observador fixa um sistema de referência para, a partir do qual, estudar o movimento ou o repouso de objetos.

Tempo: a origem do tempo é um instante que é fixado por convenção e ao qual é atribuído o valor zero, representado pela notação: t: tempo; t0: origem do tempo ou instante inicial. O intervalo de tempo é a diferença entre o instante posterior e o instante anterior, indicado por

t: a letra grega delta ( ) indica a

diferença entre dois valores da mesma grandeza, neste caso valores de tempo.

Expressão: t = tposterior - tanterior
Espaço: grandeza que define a posição de um ponto material sobre sua trajetória. A medida do

Relacionados