relatório micorbiologia

1305 palavras 6 páginas
4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO DE MICROBIOLOGIA

4.1 Bacterioscopia

As colorações em microbiologia são de vital importância, pois funcionam como opção na identificação presuntiva dos diversos agentes patogênicos. Preparações coradas são comumente usadas no exame microscópio de bactérias e fungos, em que esfregaços de material são submetidos à ação de um ou mais corantes após a fixação (OKURA; RENDE, 2008).

4.1.1 Coloração de Gram

A maioria das bactérias é corada pelo método de Gram, que permite observar sua morfologia e fornece informações a respeito do comportamento do material celular diante de corantes básicos (corantes de Gram). Essa técnica separa as bactérias em dois grupos: Gram-positivo e Gram-negativo (OKURA; RENDE, 2008).
Bactérias Gram-positivo possuem uma espessa camada de peptidioglicano e de ácido teicóico; enquanto as Gram-negativo possuem uma fina camada peptidioglicano sobre a qual se encontra uma camada de lipoproteínas, de fosfolipídios, de proteínas e de lipopolissacarídios (OKURA; RENDE, 2008). Devido à presença dessas características, as bactérias Gram-positivo coram-se em púrpura (FIG. 1), e as bactérias Gram-negativo coram-se em vermelho (FIG. 2).

4.1.2 Classificação das bactérias

4.2 Baciloscopia – Bacilos álcool-ácido resistentes (BAAR)

A baciloscopia é um método de identificação de bacilos álcool-ácido resistentes, como o Mycobacterium leprae, agente etiológico da Hanseníase e o Mycobacterium tuberculosis, agente etiológico da maioria dos casos de Tuberculose. A baciloscopia pode ser realiza a partir de amostras de escarro e/ou raspado intradérmico.

4.2.1 Coloração de Ziehl Neelsen e interpretação dos resultados da baciloscopia

O método de coloração de Ziehl Neelsen pode ser realizado a quente ou a frio, e permite identificar os microrganismos que possuem paredes celulares ricas em ácido micólico, capazes de resistir ao descoramento pela solução álcool-ácido, depois

Relacionados