Relatório Linuz

587 palavras 3 páginas
ESTÁCIO | FACITEC – FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS
DIEGO LOPES CARDOSO

PESQUISA SOBRE IDS/IPS

Taguatinga, DF
2015

Introdução

Em uma arquitetura de rede segura existem muitas tecnologias e equipamentos, tais como, firewalls, switches ou roteadores que, de certa forma, aumentam a segurança da rede mas trabalham separadamente, cada qual executando tarefas específicas. Quando trabalham juntos, eles conseguem diminuir os riscos, através da geração de logs, utilização de políticas, regras, etc. Mas podem também deixar passar acessos indevidos, roubo de informações e outros ataques, uma vez que a configuração de tais equipamentos muitas vezes é complexa, exigindo alto conhecimento dos administradores de sistemas.
Podemos dizer que o IDS e IPS irão fornecer uma camada extra de proteção aos ativos computacionais da empresa, dando flexibilidade, segurança e disponibilidade necessária ao ambiente corporativo. Nesta pesquisa falaremos um pouco sobre esses dois conceitos.

IDS – Intrusion Detection System

Um IDS é uma ferramenta utilizada para monitorar o tráfego da rede, detectar e alertar sobre ataques e tentativas de acessos indevidos. Na grande maioria das vezes não bloqueia uma ação, mas verifica se esta ação é ou não uma ameaça para um segmento de rede.
A vantagem de se utilizar um IDS é que ele, não interfere no fluxo de tráfego da rede.
Um IDS é geralmente instalado em um modo que chamamos de “Promiscous-mode” ou simplesmente ” Modo Promiscuo”.

Note no desenho acima, que o equipamento identificado como “Sensor” está conectado a uma porta do Switch L2 mostrado na figura, e todo o trafego que está passando por este switch está sendo analisado, consequetemente caso seja identificado algum tráfego malicioso, que vá de encontro a base de dados de assinaturas do software IDS um alerta imediato será enviado ao sistema de gerenciamento (System

Relacionados

  • REVISAO ÉTICA, POLICA E SOCIEDADE
    886 palavras | 4 páginas
  • Sistema academico
    2616 palavras | 11 páginas
  • trabalho
    9435 palavras | 38 páginas