Relatório leitura - o jogador fiódor doistoievski

1021 palavras 5 páginas
Relatório de Leitura

Identificação do livro lido através de referência bibliográfica
Dostoiévski, Fiódor – O Jogador, 1866.

Identificação das Razões de Escolha
Eu escolhi este livro, seguindo uma das sugestões da professora, porque era um livro que retratava uma situação frequente nos dias de hoje (o vício do jogo) e além disso tem a si associado uma história de amor, o que torna o livro ainda mais interessante.

Nota Biográfica do Autor

Fiódor Dostoiévski nasceu em Moscovo em 11 de Novembro de 1821 e faleceu em 9 de Fevereiro de 1881.
Foi um escritor russo de enorme sucesso, e reconhecido como sendo um dos maiores romancistas da literatura russa. A nível pessoal não poderemos deixar de destacar o falecimento de sua mãe enquanto era ainda muito novo e o assassinato do seu pai (médico de profissão). Estes dois acontecimentos acabaram por marcar decisivamente a sua personalidade e escrita. Fiódor sofria de epilepsia e teve a sua primeira crise após saber do assassinato do pai.
Foi preso em 1849 e retratou essa fatídica experiência em dois dos seus escritos: “Recordações da Casa dos Mortos” e “Memórias de subsolo”.
A sua obra aborda temas tão vertiginosos como a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que muitas vezes levam ao suicídio, loucura e homicídio.
Fiódor Dostoiévski começa apenas a destacar-se a partir de 1860 com o seu primeiro romance de sucesso: “Gente Pobre”. “Crime e Castigo” foi outra das suas obras que mereceu destaque. Porém, foi com “Os irmãos Karamázov” (1878) que atingiu o auge.
Pouco tempo depois (1880) viria a falecer vítima de uma de uma hemorragia pulmonar associada com enfisema e ataque epiléptico.

Breve Resumo do Livro

A história de “O Jogador” desenvolve-se à volta de Aleksei Ivánovitch, um jovem que trabalha para um general num hotel em Roletemburgo, na Alemanha. Aleksei apesar de ser um mero empregado, revela ter uma perspicácia acima da média estando sempre

Relacionados

  • vida de Dotoievski
    94264 palavras | 378 páginas