relatório experimento corrosao do ferro.doc

840 palavras 4 páginas
Relatório
Experimento: Estudo comparativo da corrosão do ferro
Objetivo: Mostrar ao aluno um processo visual de identificação da reação de oxirredução.
Materiais e reagentes:
-6 Pregos de ferro com barbante preso nas cabeças
- 6 tubos de ensaio (ou vidros pequenos transparentes com forma semelhante à de um tubo de ensaio )
-óleo de cozinha
-solução aquosa saturada de cloreto de sódio
-água destilada
-sabonete líquido
-estante para tubo de ensaio
-fita-crepe
-caneta estereográfica
Resíduos: Limpar os pregos e descartar as soluções na pia.
Procedimentos:
Enumere com a fita-crepe e a caneta estereográfica os tubos de ensaio de 1 a 6.
Introduza uma das seguintes substâncias (óleo de cozinha, água de torneira, solução aquosa de NaCl, água destilada e sabonete líquido) em cada um dos cinco primeiros tubos de modo que elas ocupem um quarto da capacidade do tubo de ensaio em que foram colocadas.
Coloque um prego em cada tubo de ensaio de modo que seja possível retirá-lo pelo barbante o tubo de ensaio 6 deverá ter somente o prego. Observe a aparência da solução de cada prego.
Deixe as soluções em repouso durante sete dias. Observe a aparência de cada solução, retire os pregos dos tubos de ensaio e anote as mudanças ocorridas.
Resultado
Após uma semana do experimento realizado houve várias mudanças das cores dos tubos por causa dos pregos que se enferrujaram de formas diferentes modificando a forma do prego a cor dos tubos
Conclusão
Notamos que no tubo 1 com o óleo de cozinha ,o prego não se alterou fisicamente. Já no tubo 2 com a água da torneira, alterou, ficando um pó preto no fundo do tubo, e a superfície da água ficou alaranjada e o prego enferrujou. No tubo 3 com NaCl, também estava com um certo pó preto ao mexer o tubo foi dissolvido no NaCl, com a superfície meio alaranjada e acinzentada e a parte do prego que ficou em contato com o NaCl escureceu. O tubo 4 a água destilada, ficou um pó preto no fundo do tubo e a água ficou com a superfície

Relacionados