relatório de orgnânica

2560 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
CAMPUS DE RORAINÓPOLIS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA ÊNFASE EM BIOLOGIA E QUÍMICA
DISCPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA II
PROFESSORA: MSC. ELANE SOUSA SANTOS
PERÍODO: 2015.1.

ADRIANA COSTA MENDES
ALCIONE SILVA SANTOS
ANGELA MARCIA ALVES LIMA

RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL REALIZADA EM LABORATÓRIO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA ORGÂNICA II: TESTE DE BAYER.

RORAINÓPOLIS
2015

INTRODUÇÃO

É difícil imaginar algo dentro da nossa enorme diversidade cultural que não possa ser relacionado aos conteúdos que envolvem a química orgânica. Assim é considerável a quantidade de contextos possíveis de serem trabalhados a fim de auxiliar no ensino e na aprendizagem. Tendo em vista a importância de unir os conhecimentos científicos com a realidade dos estudantes a fim de proporcionar um aprendizado significativo.
A aprendizagem significativa refere-se à organização e integração do material a ser aprendido na estrutura cognitiva que é um conjunto organizado de fatos, conceitos e generalizações que o indivíduo já aprendeu. A aprendizagem significativa processa-se quando os novos materiais, ideias e transformações, que apresentam uma estrutura lógica, liga-se a conceitos relevantes, inclusivos e claros, já disponível na estrutura cognitiva, sendo, portanto, por ela, assimilados. Quando o aprendiz tenta reter uma informação nova, relacionando-a ao que já foi aprendido, ocorre aprendizagem significativa (Ausubel, 1963, apud Brito 2001, apud Silva 2006, p.26).
Desta maneira podemos afirmar que a teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel está alicerçada na compreensão do conhecimento novo e da união deste com os conteúdos prévios, relevantes, já existentes na estrutura cognitiva do sujeito. Que por sua vez, esta relação entre conhecimento prévio e adquirido contribui imensamente para um bom aprendizado, pois auxilia no amadurecimento mental e no raciocínio sistemático do aluno.

Na busca por uma aprendizagem significativa,

Relacionados

  • Alaranjado de metila
    335 palavras | 2 páginas