Relatório 01 Dedeu e lincoln

457 palavras 2 páginas
Relatório 01
Foi relatado em sala as principais diferenças entre a Ética e a Moral:
Moral é um conjunto de regras usadas no dia a dia por cada individuo. Essas regras orientam o cidadão, norteando as suas ações e seus julgamentos sobre o que significa ser moral ou imoral, certo ou errado, bem ou mal, ou seja, um conjunto de normas que explica o comportamento humano.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica, ou seja, é a disciplina que pensa duas dimensões da vida publica e vida privada (modo de viver).
Também foi relatado sobre os aspectos gerais das normas morais e jurídicas que são:
Imperativas, ou seja, devem ser obedecidas.
Visam uma melhor convivência entre as pessoas.
Orientam-se por valores culturais.
Estabelecem punições.
Despertam uma consciência do agir de modo correto.
São coercivas.
A moral pode ser por sua vez constituída em três aspectos, moral, imoral e amoral:
Imoral: quando obedecem as regras.
Moral: quando desobedecem as regras.
Amoral: não contem qualificações morais.

Relatório 02
Foi relatado em sala de aula o assunto sobre a moral clássica grega.
Para Aristóteles a ética pode ser definida como a busca pela felicidade e pelo homem. Na elaboração aristotélica, a noção de felicidade esta conectada a ética e assim caracterizada como a ‘’Ética Eudaimonica’’. A ética aristotélica é muito equilibrada e bem sistematizada.
O equilíbrio em outras palavras na ação ética deve ser evitado qualquer ação extremada, isto é, tanto o excesso quanto a falta é um desequilíbrio que possui duas razões originárias na própria coisa, uma por o extremo estar mais próxima ao meio termo e o seu contrário, por exemplo, a temeridade é mais parecida com a coragem e a covardia o seu contrário. Nós geralmente temos inclinações que parece mais contrária ao meio termo segundo Aristóteles como no caso dos prazeres e a moderação, contudo,

Relacionados