Relatrio de SICO II síntese da Cafeína

1577 palavras 7 páginas
Relatório de atividades práticas
Extração e observação dos cristais de cafeína

Disciplina: Síntese e Identificação de Compostos Orgânicos (SICO-II)
Professor:
Nomes: O objeto de estudo neste experimento é a cafeína1. A cafeína é um composto químico classificado como alcalóidea pertencente a uma classe de compostos chamada xantinab3. É extraída principalmente de plantas. Muito presente em vários tipos de chás, guaraná, alguns refrigerantes, no cacau e no próprio café, é a droga mais consumida atualmente e causa dependência química. Acredita-se que a quantidade diária ideal de consumo gira em torno de 300mg, o equivalente a 3 xícaras. Assim como outras drogas, ela também trás alguns malefícios à saúde. Atua fortemente no sistema nervoso central, aumenta a produção de suco gástrico. Em excesso causa agitação, ansiedade, insônia, dor de cabeça e alteração dos batimentos cardíacos.
Em contrapartida pode-se destacar alguns pontos positivos desta droga. Ela é usada em alguns medicamentos analgésicos e inibidores de apetite (para controle de peso), também ajuda no aumento da concentração, melhora alguns sintomas de enxaqueca por influenciar na diminuição dos vasos sanguíneos, melhora o humor, diminui a fadiga e, recentemente observada, esta substância pode ajudar no tratamento do Mal de Parkinson2.
Este experimento descreve sua extração de dois produtos diferentes e comuns: semente do guaraná e refrigerante de cola. Do guaraná é feito em três etapas distintas: adição de ácido seguida de filtragem e separação de fases, adição de base no filtrado de maior densidade e por fim adição de diclorometano nesta fase, isolando assim a substância desejada. Do refrigerante é feita apenas pela adição de diclorometano e sua separação em fases, recolhendo assim a cafeína da fase mais densa após evaporação do diclorometano.
OBJETIVOS
Extração da cafeína da semente do guaraná e de um refrigerante de cola (Coca-Cola);
Observação dos cristais de cafeína no microscópio;

Relacionados